Diretor do núcleo de realities e "Big Boss" do BBB, executivo decidiu não renovar o acordo com a empresa; Rodrigo Dourado, diretor do BBB, assume a posição.
José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, encerrará sua trajetória de mais de 40 anos na Globo no fim de 2025. A saída do executivo, que era diretor do núcleo Reality na Globo, foi comunicada nesta sexta-feira, 13, pela comunicação da emissora e pelo próprio executivo, em seu perfil no Instagram.
O “Big Boss”, como ficou conhecido na casa, foi o grande responsável por levar à Globo o projeto do Big Brother Brasil, reality show que está no ar há 24 anos e que se tornou um dos principais produtos comerciais da grade da emissora.
Como justificativa para a saída, Boninho diz que preferiu não renovar seu contrato com a Globo e que seguirá atuando com televisão de forma independente. No comunicado divulgado à imprensa, a Globo reitera que a decisão de não renovar o acordo foi do executivo.
“Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente”, disse Amauri Soares, diretor geral da TV Globo e dos Estúdios Globo, em comunicado. (Leia a declaração completa de Soares ao fim do texto).
Boninho permanece na casa até o fim de 2025, dirigindo, ainda, o especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos.
Para assumir a direção do núcleo de Realities, a Globo promoveu Rodrigo Dourado, profissional que já era diretor-geral do BBB há dez anos e que também respondeu por diversas atrações do entretenimento da Globo.
Trajetória na Globo
Boninho começou a carreira aos 17 anos na Rádio Excelsior, em São Paulo, e de lá seguiu para a Rádio Globo. Esterou na TV Globo em 1984, com o programa Clip Clip e, a partir daí, dirigiu diversos projetos musicais, como clipes do Fantástico, shows e transmissões de festivais.
Em 1992, foi responsável pela criação e programação do canal Multishow. Participou ainda da criação de quadros de games do Domingão do Faustão, da TV Colosso e do‘Angel Mix.
Também dirigiu programas como Caldeirão do Huck, Vídeo Show, ‘TV Xuxa, Estrelas, Tamanho Família e , como diretor de Gênero, já esteve à frente de Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, É de Casa, Caldeirão com Mion, Panelaço, ‘Carnaval’, shows, transmissões de eventos e especiais musicais.
Em 2021, ao término de uma de suas mais bem-sucedidas edições do BBB, Boninho deu entrevista ao especial de aniversário de Meio & Mensagem, em que respondeu perguntas de profissionais do mercado publicitário e de colegas da TV e da mídia.
Sobre seu início de carreira e processo criativo, ele declarou: “Sou um ratinho de laboratório que nasceu dentro da TV. Ia brincar de bola de gude no corredor da Globo, enquanto as pessoas passavam para gravar a novela. Nasci nesse universo e, ao mesmo tempo, tenho o humor do meu pai e a criatividade da minha mãe. Me divirto fazendo televisão e fico brincando o tempo todo e, dessas brincadeiras, surgem novos projetos”, contou.
Leia, abaixo, a íntegra do comunicado de Amauri Soares, diretor geral da TV Globo, a respeito da saída de Boninho e da escolha de Rodrigo Dourado para ocupar a função.
Companheiros dos Estúdios Globo,
Após 40 anos de atuação, Boninho está encerrando seu ciclo na Globo.
Boninho tem história profissional que fala por si.
Desde 1984, quando chegou à Globo, Boninho ajudou a criar e produziu dezenas de programas, shows, especiais e festivais. ‘Clip Clip’ foi o primeiro. Depois vieram os clássicos clipes para o ‘Fantástico’, ‘Hollywood Rock’, ‘Free Jazz’, ‘Rock in Rio’, ‘Especial Amigos’, ‘Show da Virada’, ‘Especial Roberto Carlos’ e “Carnaval Globeleza”, entre outros.
Foi diretor de programas como ‘TV Colosso’, “Angel Mix”, ‘Caldeirão do Huck’, ‘Vídeo Show’, ‘TV Xuxa’, ‘Estrelas’, ‘Tamanho Família’, ‘Domingão do Faustão’, ‘Mais Você’, ‘Encontro com Fátima Bernardes’, ‘É de Casa’ e ‘Caldeirão com Mion’. E foi um dos criadores do canal Multishow.
Nos últimos 25 anos, Boninho liderou o Big Brother Brasil, o que rendeu o apelido de Big Boss. Liderou também os realities ‘No Limite’, ‘Popstar’, ‘The Voice’, ‘Mestre’ do Sabor’ e outros.
Showrunner experiente e apaixonado por televisão, Boninho será sempre lembrado como um dos grandes da Globo.
Eu ainda tentei mantê-lo conosco, num novo modelo, atuando como talento do vídeo. Mas Boninho não aceitou. Preferiu seguir atuando como criador, agora de forma independente.
O novo Diretor do Gênero Reality será Rodrigo Dourado.
Com 22 anos de Globo, Dourado é prata da casa e foi formado aqui nos Estúdios pelo próprio Boninho, desde que migrou do Jornalismo.
Rodrigo Dourado atua no ‘Big Brother Brasil’ desde a primeira edição e dirige o reality há 20 anos.
Profissional experiente e altamente capacitado, Dourado dirigiu também ‘No Limite’, ‘Fama’, ‘Estrelas’, ‘The Voice’, ‘Hipertensão’ e ‘O Jogo’.
A transição na Direção do Gênero Reality começa agora e vai até o final do ano.
Boninho, como diretor, ainda conclui a entrega da temporada do Estrela da Casa, em exibição, e o Especial Roberto Carlos.
A direção do Carnaval, que estava com Boninho, passa para o Gênero de Música, com Joana Thimoteo e equipe.
O desenvolvimento da nova temporada do BBB, que será exibida a partir de Janeiro de 2025, já fica sob a liderança de Rodrigo Dourado e seu time.
Em nome de toda a equipe dos Estúdios Globo e da TV Globo, eu agradeço ao Boninho pelos anos de parceria e criação conjunta. Também desejo muito sucesso nas novas iniciativas que ele planeja para o futuro.
Para o Dourado, desejamos que tenha, como diretor do Gênero Reality, o mesmo sucesso que teve nos programas que liderou até aqui. E, para isso, ele terá o apoio de todos nós.
Abraço
Amauri Soares
https://www.meioemensagem.com.br/gente/acontece-no-meio/boninho-dei...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI