Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil é o País que mais consome notícias pelas redes sociais, diz pesquisa

'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres no Oscar também tiveram destaque nas plataformas.

Comscore publica pesquisa sobre o comportamento digital brasileiro

Comscore publica pesquisa sobre o comportamento digital brasileiro (Créditos: Shutterstock)

O Brasil segue entre os quatro maiores mercados digitais do mundo, registrando 131 milhões de visitantes únicos em dezembro do ano passado, liderando o mercado da América Latina, diz o relatório da Comscore sobre o comportamento dos consumidores e o impacto das plataformas digitais. 

Naquele mesmo mês foram registradas 103,9 horas mensais em aplicativos, por visitante único, contra 5,5 horas em navegadores móveis. Já em relação às redes sociais, o uso médio foi de 51 horas por mês.

O WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram seguem como as plataformas mais consumidas no território brasileiro – e o TikTok obteve um crescimento de 73% no número visualizações de vídeo, alcançando a marca de 11,1 bilhões de visualizações de vídeos (comparando os anos de 2023 e 2024).

O TikTok (75%) também é a principal plataforma onde os brasileiros consomem notícias, seguido pelo Instagram (20%) e Facebook (3%).

Já o Globo Notícias foi o hub de notícias mais acessado via desktop ou mobile, com 62 milhões de visitantes únicos, seguido pelo Uol Notícias (35 milhões) e MSN (33 milhões). Já considerando o alcance das redes sociais, os destaques são Metrópoles, R7 e Uol.

“O crescimento das redes sociais, da CTV e do varejo digital indica que marcas e anunciantes precisam adaptar suas estratégias, considerando um ambiente cada vez mais dinâmico e segmentado, para alcançar suas audiências de forma estratégica”, pontua Ingrid Veronesi, country manager da Comscore no Brasil.

“À medida que o consumo digital segue evoluindo, compreender como, onde e por que os usuários interagem com diferentes plataformas será essencial para o sucesso das marcas”, completa.

Marketing de influência

Em 2024, de acordo com dados do Comscore Social, no segmento de influenciadores foram reportadas cerca de 6 bilhões de ações nas redes sociais.

Virginia, Neymar Jr., Vinicius Jr., ViihTube e Lucas Rangel aparecem como o top 5 influenciadores com maiores ações contemplando Instagram, Facebook, Tiktok, X e YouTube.

O Spotify também se manteve como a principal referência em streaming de áudio, registrando crescimento de 39% em relação ao ano anterior, chegando a 900 milhões de horas de escuta ao longo do ano passado.

“Ainda Estou Aqui” nas redes sociais

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi destaque no Oscar e nas plataformas. Somando Facebook, Instagram, X e TikTok, o título teve 237 milhões de ações e no Facebook, YouTube, X e TikTok, cerca de 513 milhões de visualizações.

A participação de Fernanda Torres nas premiações, como o Golden Globes e o Oscar, também resultou em um crescimento de 149% no número de seguidores no Instagram.

Ela iniciou com 2.2 milhões e na noite do Oscar atingiu 5.5 milhões de seguidores – onde também 22% das ações eram citando o filme.

Esporte é destaque

O Brasil lidera o consumo de esportes da América Latina, seguido por Argentina e Colômbia – e mais uma vez a CazéTV é destaque, apresentando um crescimento de 128% nas visualizações no YouTube (1,4 bilhões), com jogos do Paulistão 2024 (20 de janeiro até 7 de abril), e as transmissões das Olímpiadas de Paris 2024 (de 26 de julho até 11 de agosto).

Neste período, as redes sociais também se consolidaram como amplificadoras de conteúdos de mídia tradicional, aumentando o alcance de transmissões televisivas.

Perfil do consumidor

A análise apresenta também insights sobre o perfil do consumidor digital, mostrando que 76% da população está conectado diariamente nas redes sociais, 66% confiam na internet para se manterem informados, 71% afirmam que a internet é sua principal fonte de entretenimento e 51% acreditam que comprar online é seguro.

O setor financeiro digital também segue aquecido, com 111 milhões de visitantes únicos acessando serviços financeiros on-line. Caixa foi o banco digital mais acessado com 55 milhões de visitantes únicos enquanto Will Brank, Itaú e Nubank são destaques no acesso através de redes sociais.

Já o varejo digital vive uma expansão acelerada, impulsionada pela ascensão do Retail Media com o surgimento da ‘terceira onda do marketing digital’. A Shopee é destaque, com o maior crescimento em audiência (+7,9 milhões de visitantes únicos).

https://www.meioemensagem.com.br/midia/brasil-e-o-pais-que-mais-con...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço