Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil participa da maior feira de nanotecnologia do mundo

Feira de Nanotecnologia atrai MDIC. Foto:Divulgação

 

Delegação brasileira, formada por representantes do governo, institutos e associações envolvidos no desenvolvimento do uso da nanotecnologia no Brasil, participa de missão ao Japão, de 13 a 19 de fevereiro.

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a missão irá acompanhar a Nanotechnology Business Creation Initiative (Nanotech 2011), em Tóquio. Os participantes vão visitar centros de pesquisa e inovação, conhecer o Escritório Especial para Nanotecnologia, ligado ao Gabinete do primeiro-ministro, e fazer intercâmbio com o Centro Nacional de Informação em Biotecnologia (NCBI).

"Pretendemos aproveitar a feira mundial para abrir caminhos, estabelecer canais de cooperação com a entidade japonesa de empresas de nano, identificar oportunidades de investimentos e fazer contatos que possam gerar negócios, além de conhecer o domínio que possuem nessa tecnologia", observa o diretor da Secretaria de Inovação do MDIC, João Lanari.

Para a Nanotech 2011, o MDIC e a ABDI elaboraram um livreto com o Panorama da Nanotecnologia no Brasil e apresentação da delegação. Como parte da programação da missão, no dia 17 de fevereiro está prevista a participação do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia na Conferência Internacional de Associações de Empresas de Nanotecnologia.

 

Missão

Como ação de prospecção industrial, a missão organizou a realização de seminários ministrados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em Hokkaido, e pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em Fukui, voltados para clusters industriais japoneses dos setores de cosméticos e têxteis. "Pretendemos prospectar cooperação em nano para estabelecer parceria de longo prazo entre o cluster japonês e o APL (Arranjo Produtivo Local) brasileiro", explicou o diretor da Secretaria de Inovação do MDIC, João Lanari.

A ABDI faz parte do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia e atua na divulgação de informações sobre a nano no Brasil. A Agência publicou o Estudo Prospectivo e o Panorama de Nanotecnologia, além de folders e cartilha e uma newsletter mensal intitulada Nano em Foco, que é enviada para empresários, acadêmicos, representantes do governo, associações e institutos de pesquisa. A news traz informações atualizadas sobre as aplicações dessa tecnologia no País e no mundo.

A delegação brasileira é formada ainda por representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Petrobras, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), além de empresas nacionais como Nanox Tecnologia Biosíntese, Nanobusiness e Cetene.

 

FONTE: http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=tecnologia&id=4841

 

Exibições: 85

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço