Fonte:|ogerente.com.br|
Ricardo Piovan
Nunca se falou tanto em apagão de talentos no Brasil como nos últimos anos. Este tem sido um efeito colateral negativo do crescimento econômico brasileiro. A falta de profissionais qualificados é a maior preocupação dos CEOS, revela a pesquisa “Global CEO Sudy 2010, realizada pela IBM.
A pesquisa apontou que no Brasil, a falta de mão de obra especializada e competente é o maior problema de 71% dos presidentes de empresas entrevistados. Um percentual superior à média mundial que é de 58%. Ricardo Gomez, diretor da consultoria da IBM América Latina revela: “Com o investimento das empresas aumentando, a competição pelos profissionais mais capacitados aumenta e há dificuldade para preencher vagas”.
Segundo Gomez o déficit de profissionais não ocorre apenas no nível tecnológico sendo que a preocupação com as competências dos funcionários é apontada por 50% dos CEOs brasileiros como principal fator externo que irá impactar o crescimento das empresas nos próximos três anos.
Agora a boa notícia.
Para mim o profissional talentoso é aquele que possui habilidades técnicas e comportamentais excepcionais, isto é, totalmente fora da curva, destacando-se da maioria dos outros funcionários da empresa. O mais interessante é que estas habilidades podem ser natas ou adquiridas, isto é, qualquer pessoa pode desenvolver-se e entrar neste rol de pessoas tão requisitadas no mundo corporativo.
Veja a seguir uma pesquisa, apresentada pela revista VOCE SA, da consultoria McKinsey realizada com 140 presidentes, onde foram mapeadas as aptidões comportamentais que fazem a diferença para tornar-se um profissional talentoso:
Minha sugestão é que você faça uma autocrítica em relação aos pontos destacados acima e perceba o quanto você está conectado a estas habilidades dos profissionais de alta performance. Disponibilizo a você também um teste que ajudará você neste processo de avaliação.
Caso você não esteja no patamar dos profissionais talentosos, saiba que nunca é tarde para iniciar o desenvolvimento, pois através de muita leitura, palestras e treinamentos você conquista estas habilidades. Como vimos o talento pode ser nato ou adquirido, dependendo apenas do esforço pessoal de cada um.
Comentar
Excelente Artigo, claro e no ponto. Sim, ha uma producao imensa de diplomas em nosso pais, mas no fundo prevalecera o gestor "de facto" educado. O velho adagio: "education TALKS e Bulshit WALKS."
O mesmo adagio e valido para "Money". Parabens, Sam de Mattos
Visite o nosso site, conheça as vantagens desta metodologia e a satisfação de alguns dos nosso clientes.
Clique em: http://www.oriontreinamentos.com.br
Muito boa esta matéria, tenho a revista.
Realmente e verdade o que diz a reportagem e estendo para Brasília no ramo de confecção, são poucos as empresas que tem em seu quadro de funcionários, profissionais gabaritados ou empresas que cumprem datas e que tenham compromisso com o cliente. Estou a algum tempo querendo fechar parceria com uma confecção e não consigo, caso os caros amigos quiserem indicar uma facção entre em contato comigo, pode ser de todo o país.
Concordo, que uma pessoa pode ser bem sucedida se tiver talento.
Mas o mais importante para a nação, se chama educação, se tivermos talento + educação, estaremos rapidamente no 1º mundo.
Acontece que o apagão da educação tem varios motivos, para começar, é so olhar o nivel de escolaridade da nossa classe politica!!!!
Depois, colocaram na cabeça dos governantes , que o Brasil é um pais agricola, que somos o celeiro do mundo, para que investir em estudo?????
Estudo é para país, industrializado - coitada da nossa industria - nossa vocação é agricola!!!!
Para a classe politica - quase toda analfabeta - não vale a pena investir em educação , mas "talento" é com eles mesmo.
Boa tarde, muito interessante esta pesquisa.
Uma pergunta, esta pesquisa nao và a perguntar se este CEO de empresas estan disponiveis a mudar o jeito de trabalhar para resolver a falta de profissional preparados?
Comunicacao oral e escrita
Estan disponivei a ouvir un profissional que va a proponer un sistema diferente de producion que pode diminuir o custo de trabalho mesmo con un esemplo esrito de esta idea. Asho que nao
Automotivacao:
O pessoal que tem vontade de crescer e desenvolver profissionalidade major, muite vezes està demitido do chef/gerente de sessao para medo de perder o trabalho. Este CEO estan interesados a esto. Asho que nao
Poder de analisi / pensamento critico
No momento que na empresas existen problemas o gerente/chef mesmo que teria uma elevada capacidade de analisi e professionalidade, consegue resolver o problemas se esta nao gosta a diretoria nao và a ser implementata. Como va a entender esto o Gerente/Chef. Onde està o pensamento critico.
Conexao com o Mundo
Esto è um problemas, profisional, preparados de verdade, que gostan de mudar de empresas e de Pais nao sao muitos.
Ser otimista
Todos os profisional sao otimisti, ma mesmo Eles necesitan do aiuda da Diretoria, alguna veces necesitan de boa palavras. Acontesse algune veces?
Disposicao total
O profisional preparado tem desafio na tarefa que tem da desenvolver, nao è solo para o salario, ma as veces a energia que ele tem vem apagata a ver que qualqur coisa ele faz nao è comprendido da gerenzia, se ele è um profisional o se và a ter confianza em ele o nao.
Liderancas em atividade coletivas
No momento que a Gerenzia/chefia da sessao muderà o jeito de trabalhar( nao ter medo de otro profissional) a atividade de todos o tipo de producao serà desenvolvida da todoso pessoal em forma coletiva sò com o respeito da pessoas se pode constuir um bom team de trabalho. Esta è a tarefa mais importante para os CEO de uma empresas, o pessoal respeitato e felis è mais produtivo e pronto a qualquer desafio que la empresa quer.
Dusculpa para a escritura.
Obrigado
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI