Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil tem pior resultado comercial de maio desde 2002, com minério de ferro

Brasil tem pior resultado comercial de maio desde 2002, com minério de ferro

Por Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou superávit de 712 milhões de dólares em maio, pior desempenho desde 2002 para esses meses, com fortes quedas na maioria dos produtos exportados, com destaque para minério de ferro.

Esse foi o terceiro mês seguido de saldo positivo na balança comercial, informou nesta segunda-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas que ainda manteve elevado o déficit no acumulado do ano até maio, de 4,854 bilhões de dólares, afetado sobretudo pela conta petróleo. Em igual período de 2013, o saldo havia ficado negativo em 5,381 bilhões de dólares.

"O minério de ferro registrou os preços mais baixos no ano", comentou o secretário de Comércio Exterior do ministério, Daniel Godinho.

O desempenho de maio da balança veio melhor do que esperado pela mediana dos especialistas consultados pela Reuters, com projeção de saldo negativo de 50 milhões de dólares.

De acordo com o secretário, o minério de ferro --que responde por 13 por cento das exportações brasileiras-- foi exportado em maio a 84 dólares a tonelada, ante 108,6 dólares a tonelada em maio de 2013.

No mês passado, as exportações somaram 20,752 bilhões de dólares com queda em importantes categorias de produtos. Além do minério de ferro, houve retração também nas vendas de soja, automóveis, açúcar, aviões, autopeças.

No acumulado do ano, as exportações somam 90,064 bilhões de dólares, com redução de 2,5 por cento pela média diária das operações em comparação a igual período do ano anterior.

O ministério informou ainda que as importações somaram 20,040 bilhões de dólares no mês passado, com redução de 4,8 por cento frente a igual mês de 2013, puxado por menores compras de combustíveis e de máquinas, mas com aumento nas aquisições de matérias-primas.

No ano, as importações estão em 94,918 bilhões de dólares, com baixa de 2,9 por cento pela média diária das operações sobre um ano antes.

O elevado déficit comercial da conta petróleo, que entre janeiro e maio ficou em 7,6 bilhões de dólares, continua pesando sobre a balança comercial brasileira.

"A tendência para o segundo semestre é de aumento de produção de petróleo, aumento de exportação de petróleo e de queda nas importações desse produto", disse o secretário, sem fazer projeções quantitativas.

O mau desempenho da balança comercial brasileira afeta as contas externas do país. Entre janeiro e abril passados, último dado disponível, as transações correntes estava negativa em 33,476 bilhões de dólares.

(Por Luciana Otoni)

Exibições: 53

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 3 junho 2014 às 7:09

CARO ADALBERTO,

QUE ECONOMIA O AMIGO ESTÁ FALANDO? A NOSSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

QUANDO TIVERMOS UM MINISTRO SÉRIO É POSSIVEL QUE VENHAMOS A FALAR DE ECONOMIA, E, PLANEJAMENTO.

AMBOS OS ASSUNTOS SÃO INSIGNIFICANTES, O ATÉ SUPLÉFUOS NO GOVERNO ATUAL.

TALVEZ, COMPANHEIRO ADALBERTO FILHO, AS CRIANÇAS NESTA POSIÇÃO SEJAM MAIS PRODUTIVA E EFICAZES. PELO MENOS ELAS FALAM A VERDADE, NÃO ACHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

BOM DIA COMPANHEIRO. TEMOS QUE TER EM MENTE, QUE NÓS TRABALHADORES É QUE ALANVANCAREMOS ESTE NOS PAIS.

 

Comentário de adalberto oliveira martins filho em 3 junho 2014 às 2:08

é dar ""vivas"" às crianças que brincam de fazer economia!! ja disse diversas vezes, que se administrarem um bordel, o mesmo quebra no 1º mes!!!

adalberto

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço