Promovido pelo curso de direito do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Palmas, na última semana aconteceu o primeiro Ciclo de Estudos Jurídicos em Palmas. O evento contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Palmas. As noites foram marcadas por palestras que abordaram diversos assuntos visando aliar teoria e prática.
A coordenadora pedagógica do evento, Cândida Joelma Leopoldino, destacou a participação da comunidade e de acadêmicos não só de direito, mas de outros cursos, também do curso técnico em assuntos jurídicos, fazendo questionamentos e promovendo um ambiente de aprendizagem.
Conforme Cândida, os acadêmicos se envolveram no evento de forma intensa, sendo que trabalharam meses na organização. Entre os assuntos abordados na semana, está à questão do Tribunal do Júri, uma visão dinâmica e prática da atuação do advogado criminal, Casuística exótica dos danos morais, o que as empresas estão fazendo para pagar menos impostos, República, democracia e desigualdade. Além de uma leitura igualitária e Psicológica do testemunho. Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades.
O presidente da OAB, subseção de Palmas, Antonio Rampazzo, destacou que é de grande importância eventos como este, sendo a OAB sempre parceira. “Nós apoiamos e incentivamos este tipo de evento, pois os acadêmicos precisam aprender bem e as faculdades mostrar um pouco do que acontece no cotidiano para que sejam lançados no mercado de trabalho profissionais preparados”, comentou.
Para acadêmica do décimo período de direito Soraia Silva, a semana foi importante por aliar teoria á prática, “trazendo situações que daqui a pouco vamos nos deparar e estamos nos preparando para elas”.
Impostos
Na quarta-feira (8) a palestra foi ministrada pela advogada e vice-presidente da Mulher Empresária- Faciap, Maria Salette Rodrigues de Melo, e discutiu como as empresas podem pagar menos impostos de forma segura. “O Brasil hoje é o país que tem a maior carga tributária do mundo, perdendo apenas para os países da Europa, sendo que sabemos que estes países têm incentivos muito grandes para a população”, explica, acrescentando ainda que é necessário planejar tudo, inclusive na vida profissional e empresarial. “É preciso fazer uma revisão, porque hoje se criam normas a cada minuto. O empresário deve se atualizar e pagar os impostos corretamente”, sinalizou.
Conforme números apresentados por ela, 150 dias trabalhados do ano são para os impostos. “Os dados são alarmantes. Tudo que a gente consome tem uma carga tributária excessiva”, destacou. “Mesmo o governo fazendo esta desoneração que fez em relação aos eletrodomésticos e combustíveis, ainda assim, temos números que indicam que a carga tributária do ano de 2000 até hoje, subiram mais de 6%. Era em torno de 30% e hoje é 36%, sendo que todo o ano vem aumentando. Mesmo com o governo tendo a boa vontade de criar o simples nacional, que é uma forma de reduzir a carga tributária das empresas, tem muito a ser feito”, finalizou.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI