Camiseta repleta de sensores; à direita, é onde fica o compartimento para o módulo
Sensor de atividades da OMsignal que fica dentro da camiseta
Aplicativo da OMsignal rodando em um iPhone
São Paulo – O mundo está sendo tomado pela tecnologia vestível. Boa parte delas se refere a monitorar atividades físicas. Desde pulseiras específicas (como a Fitbit ou a Jawbone), até relógios inteligentes (como o Gear 2 e a Gear Fit da Samsung) estão se voltando a esse mercado. Fala-se até que o iWatch (da Apple) deve vir com esse foco.
Mas para isso, é preciso usar o tal dispositivo no pulso. Dependendo do ambiente ou do estilo da pessoa, eles podem não combinar muito. A empresa OMsignal quer deixar os dispositivos de computação vestível muito mais discretos.
Este mês, a empresa começou a vender um novo wearable (nome em inglês para dispositivos de computação vestíveis). Ele é um aparelho vendido com camisetas inteligentes.
Elas são repletas de sensores costurados juntamente com o tecido. Eles passam o dia monitorando informações como movimentação, batimentos cardíacos e taxa de respiração de quem as veste.
Na região do diafragma, elas têm um compartimento onde o sensor deve ser colocado. Ele é responsável por trabalhar junto com as medições e reunir as informações coletadas pelo tecido inteligente. Junto, o usuário ainda deve instalar um aplicativo no smartphone (por enquanto apenas para iPhone).
O app é capaz de fornecer as informações coletadas durante o dia. Em momentos de exercício, ele pode até exibir dicas aos usuários. “Respire mais fundo”, é um exemplo.
O kit mais básico é de um sensor e uma camiseta, que sai por 200 dólares. O kit mais completo vem com quatro modelos diferentes de camisetas e um sensor. Este sai por 359 dólares.
Por enquanto, apenas camisetas de modelo masculino estão disponíveis. Uma versão feminina deve ser vendida até o final do ano.
“Nós pensamos, ‘certo, somos uma empresa de tecnologia, vamos cuidar antes da tecnologia e lidaremos com a questão de moda depois’. Foi mais fácil fazer um bom trabalho no visual para homens”, afirmou à Technology Review Stéphane Marceau, CEO da OMsignal.
Ser bem sucedido nesse campo será importante para a indústria em geral. Convencer um usuário a pendurar coisas em seu corpo (como um relógio ou um par de óculos) pode ser muito mais complicado do que convencê-lo a usar algo que ele já usa diariamente.
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/camiseta-inteligente-...
Comentar
Ser bem sucedido nesse campo será importante para a indústria em geral.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI