Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Camiseta inteligente monitora exercícios físicos

Na onda da computação vestível, a OMsignal lançou uma camiseta que mede dados do corpo e envia as informações para um aplicativo de iPhone

Camisetas repletas de sensores; à direita, é onde fica o compartimento para o módulo

Camiseta repleta de sensores; à direita, é onde fica o compartimento para o módulo

Sensor de atividades da OMsignal que fica dentro da camiseta

Sensor de atividades da OMsignal que fica dentro da camiseta

Aplicativo da OMsignal rodando em um iPhone

anterior

Aplicativo da OMsignal rodando em um iPhone

São Paulo – O mundo está sendo tomado pela tecnologia vestível. Boa parte delas se refere a monitorar atividades físicas. Desde pulseiras específicas (como a Fitbit ou a Jawbone), até relógios inteligentes (como o Gear 2 e a Gear Fit da Samsung) estão se voltando a esse mercado. Fala-se até que o iWatch (da Apple) deve vir com esse foco.

Mas para isso, é preciso usar o tal dispositivo no pulso. Dependendo do ambiente ou do estilo da pessoa, eles podem não combinar muito. A empresa OMsignal quer deixar os dispositivos de computação vestível muito mais discretos.

Este mês, a empresa começou a vender um novo wearable (nome em inglês para dispositivos de computação vestíveis). Ele é um aparelho vendido com camisetas inteligentes.

Elas são repletas de sensores costurados juntamente com o tecido. Eles passam o dia monitorando informações como movimentação, batimentos cardíacos e taxa de respiração de quem as veste.

Na região do diafragma, elas têm um compartimento onde o sensor deve ser colocado. Ele é responsável por trabalhar junto com as medições e reunir as informações coletadas pelo tecido inteligente. Junto, o usuário ainda deve instalar um aplicativo no smartphone (por enquanto apenas para iPhone).

O app é capaz de fornecer as informações coletadas durante o dia. Em momentos de exercício, ele pode até exibir dicas aos usuários. “Respire mais fundo”, é um exemplo.

O kit mais básico é de um sensor e uma camiseta, que sai por 200 dólares. O kit mais completo vem com quatro modelos diferentes de camisetas e um sensor. Este sai por 359 dólares.

Por enquanto, apenas camisetas de modelo masculino estão disponíveis. Uma versão feminina deve ser vendida até o final do ano.

“Nós pensamos, ‘certo, somos uma empresa de tecnologia, vamos cuidar antes da tecnologia e lidaremos com a questão de moda depois’. Foi mais fácil fazer um bom trabalho no visual para homens”, afirmou à Technology Review Stéphane Marceau, CEO da OMsignal.

Ser bem sucedido nesse campo será importante para a indústria em geral. Convencer um usuário a pendurar coisas em seu corpo (como um relógio ou um par de óculos) pode ser muito mais complicado do que convencê-lo a usar algo que ele já usa diariamente.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/camiseta-inteligente-...

Exibições: 352

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 29 maio 2014 às 7:44

Ser bem sucedido nesse campo será importante para a indústria em geral.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço