As indústrias têxteis estão no sufoco para repor o quadro de funcionários. A situação vivida pelo setor nos dias atuais é completamente diferente de décadas atrás, com o início da era da industrialização, onde as máquinas substituíram boa parte dos trabalhadores.
Hoje estão com dificuldade para encontrar trabalhadores capazes de operacionalizar o maquinário.
O mercado não contava com a resistência da mão de obra em relação ao sistema de funcionamento das indústrias. Os trabalhadores, sobretudo os mais jovens, querem folga nos fins de semana e nos feriados.
Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, 99% dos profissionais que desistem do setor alegam desaprovação ao sistema “seis por dois”, que significa seis dias trabalhados por dois de folga.
Nesse revezamento raramente eles conseguem folga nos sábados e domingos e assim preferem procurar vagas em outras atividades. Neuler Ribeiro, presidente do sindicato, já discutiu o assunto com os empresários do setor.
Na tentativa de minimizar o problema ele sugere a volta do rodízio “seis por um” quando as fábricas fechavam às cinco da manhã nos domingos e reabriam nas segundas-feiras, mas tem encontrado resistência:
Os baixos salários também estão afugentando os trabalhadores:
Nesta semana o sindicalista vai reabrir as negociações com os empresários em mais uma tentativa de conciliar as folgas com os interesses dos trabalhadores que têm sido muito claros: não querem serviço nos fins de semana para curtir a família e as baladas.
http://www.radiostilo.com/noticias/regiao/sobram-vagas-no-setor-tex...
Comentar
realmente esta muito complicado, temos uma oficina de costura onde não estamos conseguindo fechar as vagas, vamos ter que no unir para tentar melhoria para o setor
E temos mais de 18 milhões de pessoas recebendo algum tipo de auxílio social... é só o governo preparar esta galera e mandar ocupar estas vagas ociosas. Desta forma, reduze-se o custo social de nosso país que é aplicado e agrega o valor do custo brasil (tributos)
Nesse revezamento raramente eles conseguem folga nos sábados e domingos e assim preferem procurar vagas em outras atividades.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI