O local amplo, com dois andares, música alta, luzes led e painéis decorativos traziam a magia do mundo dos robôs. O evento marcou uma recomeço da robótica brasileira, com o primeiro festival presencial pós-pandemia de Covid-19. Os estudantes, em êxtase, comemoravam não apenas as vitórias, mas também a possibilidade de poderem estar juntos novamente.
O festival aconteceu entre 27 e 29 de maio, contou com a participação de mais de 1,2 mil competidores e mais de 13,2 mil visitantes. As competições aconteceram na modalidades de FIRST LEGO League (FLL), Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (FTC) e Torneio SESI F1 nas Escolas (F1)
Conheça os ganhadores do 4º Festival SESI de Robótica!
Nas finais, 24 das 40 equipes da F1 in Schools disputaram o Mata-mata! Finalista: Tucuna TO e Takion PR
Equipes vencedoras do F1 in Schools
- 1º lugar: Pocadores (ES)
- 2º lugar: Spark (SC)
- 3º lugar:Takion (PR)
Corrida mata mata
- 1º lugar: Takion (PR)
- 2º lugar: Tucana (TO)
"É uma emoção sem igual, não tenho nem palavras para descrever. Sabíamos que ia dar certo, nos dedicamos muito e temos muita fé. É o fruto de um trabalho de três anos e da união da equipe. Sou muita grata pela ajuda de todo mundo, estou muito feliz!" - Julia Moreira, equipe Taikon - 1º lugar do Mata-Mata.
A equipe ganhadora das competições de F1 in Schools foi a Pocadores do Espírito Santo. Em vice-lugar, a equipe que levou o prêmio foi a Spark, de Santa Catarina, e, em terceiro lugar, a equipe Taikon (PR).
F1 in Schools: categoria para estudantes de 9 a 19 anos, que são responsáveis por criar desde a escuderia até o carro da equipe que vai correr nas pistas. Conheça mais sobre a F1!
"A gente trabalhou muito, com noites mal dormidas. Só tivemos um mês para se preparar para o festival, porque nosso regional foi mês passado. Estamos muito emocionados com a vitória, estávamos com pouca confiança nessa temporada e conseguimos esse resultado, estamos muito felizes". - Maísa Souza, equipe Pocadores - 1º lugar da F1 in Schools.
Prêmio inspiração
- 1º lugar: FTCAMB (AL)
- 2º lugar: GEARTECH CANAÃ (GO)
- 3º lugar: OUTPUT JUNDIAÍ (GO)
Campeões de arena
Na disputas finais das Alianças estavam as equipes: Agrotech (SC) + Cavalo vendado (RS) + Nautilus (PR) e Geartech (GO) + Brainmachine (GO) + Under Ctrl (RS).
Aliança vencedora
- Geartech (GO) + Brainmachine (GO) + Under Ctrl (RS)
Aliança finalista
- Agrotech (SC) + Cavalo vendado (RS) + Nautilus (PR)
“É uma experiência inacreditável, deixamos fazer várias coisas, foram noites sem dormir para chegar, hoje, e conquistar o prêmio. A vitória é muito importante pro nosso estado, queremos levar a robótica para mais pessoas, estamos muito agradecidos” - Thiago Moisés, equipe FTCamb - 1º lugar do FTC.
FTC: desempenho do robô na arena no formato de aliança (2 equipes contra 2), engenharia e design do robô, ações sociais e de patrocínio, empreendedorismo.
A FLL vibrou em clima de união e muita diversão! Os ganhadores da categoria mais antiga, no Brasil, são de...
SÃO PAULOOOO! A Halley (SP) foi a grande ganhadora da categoria FLL, a equipe, composta só por meninas, é a favorita para o Open do Rio de Janeiro! Todos do ginásio vibraram juntos: "HALLEY, HALLEY (aplausos), HALLEY, HALLEY (aplausos)!!!!"
"AÔ SÃO PEQUI, GOIÁS TÁ AQUI! AÔ SÃO PEQUI, GOIÁS TÁ AQUI". A equipe Titans (GO) vibra com o terceiro lugar do Champions e a equipe LJ Origens (GO) saiu do festival como a vice campeã do desafio.
"YHUL É PÃO DE QUEIJO! YHUL É PÃO DE QUEIJO!!!", em meio ao grito dos competidores de Minas Gerais, os estudantes da Atombot (MG) celebram o quarto lugar do Champions Awards - FLL. Em depoimento no palco, a equipe declarou que é uma emoção particiar do torneio e que a palavra que descreve a emoção é "felicidade".
Nas competições finais, as equipes que disputaram o Desafio da Aliança foram: Robobio (SP) + Halley (SP) e Visão Eletronsbot (PE) + Delta (MG).
Desafio Aliança
- Visão Eletronsbot (PE) e Delta (MG)
Champions Awards
As equipes que ganharem a categoria Champions estarão competindo no Open Internacional de Robótica, que acontecerá no Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2022
- 1º lugar: Halley (SP)
- 2º lugar: LJ Origens (GO)
- 3º lugar:Titans LJ Planalto (GO)
- 4º lugar: Atombot (MG)
"O sentimento é de gratidão! Gratidão a todos as equipes envolvidas, gratidão ao SESI, a todos os envolvidos na produção do evento. A palavra é gratidão!" - Sarah Cristina, equipe Halley (SP) - 1º lugar da FLL.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI