Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Celulose de eucalipto tem múltiplos usos - Inclusive tecidos

Corte de eucalipto nos bosques
Foto: Divulgação



 

A maioria das pessoas imagina que a celulose de eucalipto produzida pelas indústrias servem apenas para a produção de papel e embalagens. Em parte sim. A maioria delas têm esta finalidade, mas existe uma outra celulose que é produzida para os mais diversos fins. Chama-se celulose solúvel. Ela é especial por ter um alto teor alfa. O teor de alfa é que indica o grau de pureza nos produtos e está entre 92% e 98,5%.

Só uma empresa em toda a América Latina produz este tipo de celulose, a Bahia Specialty Cellulose, Ela fica no município de Camaçari na Bahia, é a mais moderna do mundo e tem capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano, o que representa 15% de toda a produção mundial. A empresa pertence ao Grupo Sateri International com sede em Xangai, na China.

A Sateri é uma das principais fabricantes de celulose solúvel especial, com operações em locais estratégicos em todo o mundo.

A maior parte da celulose solúvel produzida pela Bahia Specialty Cellulose destina-se ao mercado externo, especialmente Ásia, Europa e Estados Unidos, onde é convertida em produtos que serão utilizados nos segmentos têxteis, alimentícios, cosméticos, farmacêuticos, eletrônicos, de filtro para cigarros e tintas entre outros.

Muitas vezes, nem nos damos conta do quanto o tipo de celulose solúvel desenvolvida pela empresa está presente no nosso próprio dia a dia, já na condição de produto final. De medicamentos a alimentos e de produtos de higiene pessoal a produtos de limpeza, você pode se surpreender ao verificar nos rótulos de muitos deles referências a hidroxietilcelulose, carboximetilcelulose, goma de celulose, celulose microcristalina, celulose regenerada e por aí afora.

Alguns bons lugares para encontrar produtos que têm celulose solúvel na sua composição são os supermercados, as farmácias, boutiques e lojas de material de construção. Duvida? Então, observe o detalhe nas etiquetas dos produtos mencionados abaixo. Neles ainda encontramos informações sobre a função da celulose em cada tipo de produto.

Se isso já lhe causa surpresa, então é bom saber: a aplicação da celulose solúvel vai muito além do que se pode encontrar nas farmácias e supermercados. Ela também é utilizada na fabricação de viscose, pneus de alta resistência, tintas, vernizes, explosivos, armações de óculos e vários outros produtos.

Veja a relação:

Embalagem para bombons, Goma de mascar, Refrescos, Shakes dietéticos, Sorvetes, Invólucro de salsichas, Maionese, Catch up, Medicamentos, Óculos de sol, Tecidos em viscose, Filme fotográfico, Filtro de cigarro, Tintas e vernizes, Lenço umedecido, Creme dental, Gel de barbear, Absorvente feminino, Condicionadores, Sabonetes líquidos, Esmaltes, Emulsificantes e espessantes, Papel celofane, Filamentos para pneus, Cápsulas de remédio, Lentes de contato, Molhos, sopas e doces, Telas de LCD (liquid crystal display), Detergentes, Sabão em pó e Esponjas.

E imaginar que comemos e usamos celulose no nosso corpo, que ela está presente no nosso cotidiano das mais várias formas, você já havia pensado nisso? É por estes e outros motivos que as florestas plantadas são tão importantes para o planeta. Pense nisso!  (Fonte: Painel Florestal (com informações da Assessoria de Imprensa da BSC))

 


Fonte: Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Exibições: 459

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço