Neste ano, os Estados Unidos perderão para a China o posto de maior fornecedor para o Brasil. Essa será a primeira vez na história que o país asiático, que já é há três anos o maior comprador de produtos brasileiros, irá superar a economia norte-americana nas exportações.
No início de 2012, houve um aumento consistente das vendas chinesas para o mercado brasileiro. De janeiro a outubro, o Brasil comprou US$ 28,7 bilhões do gigante asiático contra US$ 26,8 bilhões dos Estados Unidos.
Entre os produtos que o Brasil deixou de comprar dos americanos estão hulha, um carvão que se usa em fornos industriais, e algodão. Já da China, houve aumento de importações de itens como bens de capital e componentes de produtos.
Do lado das vendas nacionais, vale destacar uma forte queda de 25% verificada no mês passado tanto para a China quanto para a Argentina.No caso da China, o resultado foi influenciado pela retração das exportações de minério de ferro com a queda de 41% do preço em outubro em comparação a igual período de 2011.
Sobre a Argentina, a avaliação é que a crise externa somada a problemas econômicos do país tenham diminuído a demanda por produtos brasileiros, sobretudo veículos.
Fonte: Época Negócios
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI