Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

China vai "reforçar" apoio financeiro a Portugal

China vai "reforçar" apoio financeiro a Portugal

Económico com Lusa
14/12/10 06:30



O ministro das Finanças anunciou hoje que a China vai "reforçar" o apoio financeiro a Portugal.

"Demos um grande salto em frente no reforço das nossas relações a todos os níveis, comerciais e de investimento, e também no domínio do financiamento", disse Teixeira dos Santos ao ser questionado pela Lusa em Pequim sobre a disposição da China para adquirir parte da dívida portuguesa.

O ministro português concluiu hoje uma visita de dois dias a Pequim, acompanhado pelo secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, e o presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público, Alberto Soares.

Sem pormenorizar o montante dos títulos do tesouro português já comprados e a comprar por instituições chinesas, Teixeira dos Santos disse que "a China apoia e vai continuar a apoiar Portugal".

"Saio daqui satisfeito (...) A China mostrou-nos claramente que acredita em Portugal", afirmou Teixeira dos Santos.

"A China acredita no nosso esforço de consolidação das finanças públicas, acredita na nossa capacidade de recuperar o crescimento económico e acredita na solidez do nosso sistema financeiro", acrescentou.

Em declarações à agência Lusa antes de embarcar rumo a Lisboa, Teixeira dos Santos realçou também que o "esforço português" para reduzir o défice e fomentar o crescimento "dão garantias aos que querem investir em Portugal de que o país vai ser capaz de honrar os seus compromissos".

"A China acredita nisso e eu creio que os outros países e outros intervenientes nos mercados financeiros pensarão o mesmo", destacou.

Além do ministro chinês das Finanças, Xie Xuren, a delegação portuguesa encontrou-se com o governador do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan, e com responsáveis da Administração Estatal chinesa das Reservas Externas.

Teixeira dos Santos chegou a Pequim domingo à tarde e regressará a Lisboa hoje ao princípio da noite (hora local).

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/china-vai-reforcar-apoio-financei...

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço