Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

CNI: 23 de 29 setores da indústria iniciaram 2024 confiantes

23 de 29 setores da indústria iniciaram 2024 confiantes ...

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) por setor mostra avanço da confiança em todos os portes da indústria e na maioria das regiões e dos setores industriais em janeiro de 2024. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 23 dos 29 setores pesquisados iniciaram o ano otimistas sobre o desempenho da economia e de suas próprias empresas. Foram consultadas 1.962 industriais, sendo 799 de pequeno porte, 693 de médio porte e 470 de grande porte, entre 4 e 16 de janeiro. 

Segundo a pesquisa, em janeiro de 2024, a confiança avançou em 22 de 29 setores e caiu em outros sete. Com o avanço, cinco setores da indústria cruzaram a linha da falta de confiança para a confiança: Máquinas e equipamentos, Metalurgia, Máquinas e materiais elétricos, Calçados e suas partes e Móveis. Apenas o setor de Biocombustíveis fez a transição contrária, da confiança para a falta de confiança. 

A falta de confiança também permanece nos setores: Couros e artefatos de couro; Madeira; Produtos de Borracha; Produtos de minerais não-metálicos; e Equipamento de informática, eletrônicos e ópticos. 

“Ainda que a avaliação dos empresários industriais sobre as condições atuais da economia brasileira permaneça negativa em quase todos os setores, regiões e em todos os portes (pequenas, médias e grandes empresas), o otimismo para os próximos meses têm influenciado o índice geral para cima, em especial no que diz respeito às expectativas para a própria empresa, e confirmado um início de ano mais confiante do que o início de 2023”, explica a economista Larissa Nocko.

Região Sul registrou confiança pela primeira vez em 15 meses - A confiança avançou em todas as regiões, com exceção da região Centro-Oeste, na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024. O avanço da confiança industrial foi mais acentuado na região Norte (+4,0 pontos), mas também ocorreu no Nordeste (+2,1 pontos), no Sul (+1,9 ponto) e no Sudeste (+1,7 ponto). 

Com o avanço, o índice de confiança da região Sul cruzou a linha divisória dos 50 pontos, que marca uma transição da falta de confiança para a confiança. É a primeira vez que a indústria brasileira da região Sul passa a demonstrar otimismo em 15 meses. Com a mudança, este é o primeiro mês, desde outubro de 2022, que indústrias de todas as regiões do país demonstram confiança. Na região Centro-Oeste, a confiança caiu 1 ponto, mesmo assim, ficou acima da linha divisória de 50 pontos. 

Grandes empresas são as mais otimistas com 2024 - A confiança avançou em todos os portes de indústria: pequenas, médias e grandes empresas. De acordo com os dados do ICEI Setorial, quanto maior o porte da indústria maior a confiança. Nas pequenas empresas o avanço foi de 0,7 ponto, nas médias, de 1,3 ponto e, nas grandes, de 2,4 pontos. Dessa forma, em janeiro, empresários de todos os portes de indústria seguem confiantes e a confiança se mostra mais forte e disseminada que em dezembro de 2023.

https://www.abit.org.br/noticias/cni-23-de-29-setores-da-industria-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 12

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço