Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

CNI: Utilização da Capacidade Instalada cai a 80,5% em agosto

CNI: Utilização da Capacidade Instalada cai a 80,5% em agosto

 Fonte: Valor Econômico

BRASÍLIA  -  A ociosidade da indústria aumentou em agosto, o que foi acompanhado por uma queda nas horas trabalhadas e também no nível de emprego. Enquanto isso, o faturamento real aumentou acima da massa salarial, mostrando que o ajuste do setor via mão de obra continua.

 

De acordo com a pesquisa “Indicadores Industriais”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira caiu 0,5 ponto percentual entre julho e agosto, chegando a 80,5%, feito o ajuste sazonal. Na comparação com agosto de 2013, o uso da capacidade caiu 1,8 ponto percentual, feito o ajuste sazonal. Sem ajuste, o índice de agosto ficou em 81,5%.

 

As horas trabalhadas seguiram a mesma trajetória da UCI, com queda ante julho e frente ao mesmo mês de 2013. Esse indicador, na série dessazonalizada, recuou 0,8% frente a julho e caiu 5,7% ante o oitavo mês de 2013.

 

O nível de emprego também decresceu 0,8% entre julho e agosto. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador recuou 1,7%. Por outro lado, o faturamento real do setor em agosto cresceu 1,1% em agosto ante julho. Essa alta, porém, não foi suficiente para recolocar o indicador no patamar em que se encontrava há um ano. De fato, na comparação com agosto de 2013, ele recuou 8,8%.

 

Os indicadores de renda na indústria cresceram em julho. A massa salarial real avançou 0,3% entre julho e agosto e cresceu 0,5% ante o mesmo mês de 2013. O rendimento médio real, por sua vez, subiu 0,4% entre o sétimo e oitavo mês deste ano e cresceu 2,2% entre os meses de agosto de 2013 e 2014.

 

Ambos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Exibições: 80

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 1 outubro 2014 às 17:21

   Caro Petrúcio , é verdade e os corruptos de plantão estão na frente das pesquisas , vamos torcer para Marina reagir .

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 1 outubro 2014 às 15:39

Romildo Leite,

é um muito ruim, prenuncio.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço