Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cocamar absorve 80% das garrafas pet que coloca no mercado do Paraná

Fonte:|www.hnews.com.br|

Como parte de sua política ecológica, a Cocamar tem investido na conscientização da população sobre a importância de reciclar e contribuir para a retirada de garrafas pet (poli etileno tereftalato) do meio ambiente. Em 2008, com a produção do fio ecológico, a cooperativa foi responsável pela reciclagem do equivalente a 80% das embalagens pet que colocou no mercado paranaense com a comercialização de sua linha de óleos, segundo informa o gerente de planejamento Clodimar Viotto.

O projeto Fio Ecológico é desenvolvido pela Cocamar desde 2002 e desde então os volumes produzidos só têm crescido. Hoje, o fio de poliéster obtido com a reciclagem de garrafas pet já representa 10% da produção total de fios, sendo que começou com apenas 1%, afirma a gerente comercial de fibras, Elaine Lopes Xavier Leite. Ela cita que cada camiseta produzida com o fio ecológico da cooperativa equivale a seis garrafas pet de óleo a menos na natureza.

QUALIDADE - Após serem coletadas por cooperativas de catadores de produtos recicláveis, também gerando renda a essas famílias, as garrafas pet são moídas, descontaminadas e transformadas em fibras de poliéster por meio de vários processos. É essa fibra que a Cocamar adquire para a fabricação do fio ecológico, composto por 50% de poliéster reciclado e 50% de algodão, medida mais utilizada pelo mercado. O fio pode ser usado para a confecção de artigos de vestuário, cama, mesa, banho ou acessórios.

Como resultado, Elaine diz que o produto obtido é de qualidade tão boa quanto aquele que foi confeccionado com a matéria-prima não reciclada e com um custo equivalente. A diferença, entretanto, é o respeito ao meio ambiente e os benefícios sociais e ecológicos que agrega. (Flamma)


EDIÇÃO 2009
Cocamar e Sicredi lançam Campanha Solidária dia 15

A versão 2009 da Campanha Solidária realizada todos os anos por Cocamar e Sicredi será lançada no próximo dia 15 durante evento em Maringá, na Associação Cocamar, às 9h. A iniciativa beneficia, há sete anos consecutivos, mais de 200 entidades assistenciais cadastradas do município e região.

Inicialmente, as instituições recebem cupons que serão comercializados a R$ 10,00 a unidade, sendo que todo o montante financeiro arrecadado é capitalizado pelas mêsmas para ser investido em melhorias; ao final, no encerramento da campanha em novembro, todos os compradores de cupons concorrem a prêmios que, a exemplo dos cupons, serão doados por Cocamar e Sicredi: dois veículos Gol Geração 4, com quatro portas, uma motocicleta Suzuki 125 cilindradas e cinco aparelhos de TV LCD.

Nos primeiros seis anos de realização, a Campanha Solidária Cocamar Sicredi arrecadou mais de R$ 4 milhões e, para grande parte das entidades assistenciais, é a principal fonte de recursos. (Flamma)

Exibições: 138

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço