Com quebra na safra de cana-de-açúcar, Brasil terá de importar etanol dos EUA
Por InfoMoney
SÃO PAULO – O preço do etanol não para de subir nas bombas e, com a quebra de 8,39% da safra de cana-de-açúcar anunciada recentemente, a única solução para garantir o abastecimento do País é a importação de etanol dos Estados Unidos.
“Não existe outra saída para enfrentar a entressafra que se aproxima”, afirma o economista da agência de varejo automotivo MSantos, Ayrton Fontes.
Fontes ressalta que o etanol hidratado (que abastece os carros flex) já subiu em média 45% em relação a 2010 e o etanol anidro (misturado na gasolina) subiu cerca de 42% ante o ano passado.
Importações mais fáceis
De acordo com o economista, as importações podem ficar mais fáceis após a recente queda nos preços do etanol norte-americano, que deixou a diferença de preços mais ampla.
Entretanto, ele aponta que o fechamento de novos acordos de importação não é tão simples. “Se os preços no Brasil caírem no período entre a saída do navio dos Estados Unidos e a chegada ao Brasil, a diferença pode ficar mais curta”, afirma Fontes. “Leva mais de 30 dias para que o produto complete seu percurso até o Brasil”, completa.
Além disso, a diferença de especificação entre os dois produtos também torna a operação mais complexa. “Uma vez que o combustível chega ao Brasil ele tem que ser reprocessado para atender às exigências locais”, explica Fontes. “Acendeu a luz vermelha e parece que ninguém ainda se deu conta do problema”, alerta o economista.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI