Não temos banco de dados público que possa conferir integridade à rastreabilidade das cadeias de valor brasileiras, escreve Ana Luci Grizzi.
Depois de décadas de um discurso que desacreditava integralmente o valor da sustentabilidade para o comércio internacional do Brasil, 2023 chegou com o risco real e iminente da imposição de normas de conformidade ambiental na cadeia de valor das nossas relações comerciais com a União Europeia.
Após consulta pública, em novembro de 2021, a Comissão Europeia apresentou uma proposta batizada de “Livre de Desmatamento” com o objetivo de não permitir que o mercado europeu consumisse produtos originados em áreas de desmatamento ou de degradação florestal, contribuindo com o combate às mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
Essa proposta não saiu do nada.
Sua origem remonta à decisão de 2019 da Comunidade Europeia de elevar a régua com ações para proteger e restaurar as florestas no mundo, tendo sido posteriormente reiterada pelo Green Deal, política pública que direciona o crescimento estratégico da Comunidade Europeia para a transição econômica para baixo carbono. Por lá, o poder público entendeu há tempos que precisaria de uma política de estado norteadora do desenvolvimento.
Resultado: a proposta seguiu os trâmites legislativos da Comissão Europeia, tendo sido aprovada pelos países-membro em dezembro de 2022 e pelo Parlamento em abril de 2023.
Resta agora apenas a chancela do Conselho Europeu, que deve ocorrer em questão de semanas. Com isso, a nova regra entrará em v
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://www.capitalreset.com/com-regra-da-ue-sustentabilidade-chega... ou as ferramentas oferecidas na página. O conteúdo do Reset é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização (oi@capitalreset.com). Essas regras resguardam o investimento que fazemos no jornalismo.
https://www.capitalreset.com/com-regra-da-ue-sustentabilidade-chega...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI