Aprendemos a falar quando crianças, mas ao longo da vida percebemos que é importante saber unir as palavras e formar frases objetivas para que compreendam a mensagem que queremos passar. No ambiente corporativo, a comunicação promove equilíbrio, facilita a criação de times e melhora o desempenho das atividades.
Atento a necessidade de capacitação dessas habilidades comportamentais (soft skills), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) criou duas mentorias que abordam Comunicação e Liderança, por meio do programa Inova Talentos.
A engenheira metalurgista, Mirele Horsth, participou da primeira turma e percebeu resultados rápidos. “Ao longo do processo não vemos as mudanças de uma forma tão nítida, por isso a mentora nos mostrou vídeos que fizemos antes e depois no final. Nem eu e nem outras pessoas diriam que sou a mesma nos dois materiais”, conta a bolsista do programa, que incentiva projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) por todo país.
Ela atua no time de desenvolvimento de produtos da ArcelorMittal Vega, em São Francisco do Sul (SC), e é responsável por avaliar a qualidade superficial dos produtos e identificar oportunidades de melhoria envolvendo diversas áreas da empresa, ou como ela exemplificou “a Sherlock Holmes da qualidade”.
Inclusive, Mirele conta que essa técnica de conexão entre temas técnicos e amenidades foi um dos aprendizados da Mentoria de Comunicação do IEL. Antes, a engenheira achava que o ideal era seguir os padrões e pensava que esses exemplos iam fazer com que as apresentações ficassem informais.
“Me explicaram como fazer essas citações sem afetar o conteúdo que eu, de fato, tenho que apresentar. Com isso, a parte técnica continua sendo passada, mas hoje todos entendem. Tanto meus colegas de equipe, quanto pessoas de fora”, destaca Mirele, que também começou a ousar nas apresentações e foi elogiada. “Aprendi a me colocar nas minhas apresentações, sair do padrão que sempre utilizamos e meus colegas elogiaram”, completa.
Para o futuro, a engenheira que está concluindo o doutorado em engenharias de materiais, pretende continuar estudando para desenvolver a forma de comunicar mais assertivas.
“Partimos do princípio de que a comunicação está em todos os momentos da nossa vida e, assim como nos processos de uma empresa, a gente sempre tem o que melhorar. Essa troca de mensagens pode definir o sucesso ou fracasso em muitas situações da vida”, reflete a especialista.
Diferente de um curso ou treinamento, a mentoria é uma técnica de desenvolvimento profissional personalizada. O mentor costuma ser um guia para questões específicas do mentorado, auxiliando na resolução de problemas e incentivando a busca por novos aprendizados.
Segundo um estudo conduzido por Wharton, uma das principais escolas de negócio dos EUA, funcionários mentorados foram promovidos cinco vezes mais e mentores seis vezes mais se comparados a funcionários não mentorados. Isso acontece porque mentoria impacta positivamente na autoconfiança, no autoconhecimento e na capacidade de aprender a partir da experiência e lições do mentor ou mentora.
A especialista em comunicação e mentora dos bolsistas do Inova, Paula Vieira Lauria, conta que a mentoria de comunicação do IEL foi construída pensando nos desafios reais que as pessoas enfrentam no ambiente corporativo.
“Todos os exemplos utilizados e técnicas ensinadas foram pensados com base na dinâmica do ambiente profissional. Ao longo das conversas, eles ganham confiança e caminham para o reconhecimento profissional que tanto desejam", detalha a especialista.
O serviço está disponível para bolsistas, tutores e gestores que participam do Inova Talentos. Para saber mais, as empresas devem entrar em contato com o IEL por meio do e-mail: inovatalentos@ielcni.com.br.
Por: Giovanna Chmurzynski
Fotos: arquivo pessoal
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/educacao/como-a-...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI