Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como é a Relação Íntima Entre o Brasil e China?

COMO É A RELAÇÃO INTIMA ENTRE O BRASIL E CHINA?

O texto do Dr. Jorge Arbache é lindo: Bem redigido, informativo e com ilustrações e alegorias épicas elegantes.

Concorro com muitas partes do texto, mas tecerei alguns contrapontos: Primeiro, perdoem-me a acidez lingüística, mas acho essa semelhança Sino-Brasileira forçada em seu texto.

Sim, no momento há uma relação comercial intima entre o Brasil e a China. Mas essa relação, em linguagem do povo, pode ser descrita  entre o que “leva” e o que “que põe” - o Brasil “leva” e a China “Poe”.  Num tom mais cientifico, seria como uma relação “dativa” da química. Mas que “da” é o Brasil.

Excetuando o tamanho de nossas extensões territoriais, corrupção, nepotismo e pobreza geral do povo eu não vejo grandes similaridades entre a China e o Brasil.

Temos no Brasil uma cultura e etnia bem diversificada. O Brasil é mais rico do que a China e aproximadamente só com 20% da população desta. Não temos estepes geladas. Tremores de terra e os desertos lá existentes. Temos mais minerais (exceto as Terras Raras exploradas) e ouro do que a China. Eles lá são mais viciados em Jogo de Azar e nós em Futebol e Jogo de Bicho.

Lá eles estão sob um sistema hibrido de Capitalismo-Comuno-Ditatorial e aqui nos estamos sob um sistema Oligárquico-Democrata-Neopotista.

Os nossos métodos de exportação são subordinados a regras aceitáveis do comercio mundial. Já a China “faz o que tem de fazer”: Ela atropela tudo e todos; destrói, atacam e poluem o meio ambiente. Eles fazem triangulações, maquilagem de produtos, falsificações de cotas, “escravista” trabalhadores e ate manipula a sua moeda para exportar seus produtos.

No Brasil somos mais “cheios de dedos”: Por exemplo, quando as nossas quotas de felpudos estouraram para os EUA, firmas Brasileiras se instalaram na Argentina para suprir o mercado Americano, legalmente, sob a bandeira Argentina. Também no Brasil as leis ambientais são maiores e mais rigorosas do que as Chinesas. As nossas leis do trabalho protegem muito mais nossos trabalhadores do que o “Comunismo-Escravagista” Chinês.

Mas lá, a mentalidade comunitária do povo, implementada desde os tempos do líder Mao Tse Tsung (e o seu Livrinho Vermelho de regras) e depois através de seus sucessores, criaram um estado determinado, coagido, inspirado e amedrontado que há quase quarenta anos trabalha com a meta de transformar a China.

Lá eles têm metas em longo prazo. No Brasil, nem metas predeterminadas são cumpridas, exempli gratia, tratados da Copa do Mundo.

Na China eles apertam o cinto por décadas. No Brasil se vive no dia a dia sem a mesma necessidade, inspiração ou ética de trabalho.

Na China, dependendo do crime fiscal se fuzila. No Brasil há leis, mas não são cumpridas.

O Brasil opera também muito diferente da China em educação.

O sistema deles investe pesado em educação, especialmente a técnica - cientifica. Já nosso país, por conta da politicagem e desonestidades é perdulário e Caciques Macunaíma investem na deseducação.

A China, como toda a Ditadura, especialmente numa terra com dez mil anos de cultura, praticamente com uma etnia, a lei é muito mais eficaz e seu cumprimento rápido. Já no Brasil a lei e morosa, a nossa Democracia e comprometida; gente honesta tem que se coligar com aliados de idoneidade discutível, se quiser governar o país. Se não o fizer, então somente vagabundos dirigirão o Brasil.

Na China, como disse ao inicio, também tem políticos e gestores desonestos; mas lá eles correm o risco de serem fuzilados. Já no Brasil eles raramente eles são pegos e os poucos apanhados, dificilmente são punidos - e QUANDO punidos, são pinicões inadequadas. O tal término “em pizza”. A nossa eterna  “Comédia Pastelão”.

Professor, o que há mesmo é uma imensa diferença sob quase todos os aspectos entre China e Brasil: Veja o nosso Submarino Atômico: O projeto ainda esta na prancheta andando a “passo de lesma” ha 35 anos. O Senhor é um economista; então faça um estudo de quantos bilhões de Reais já foi afundado nesse submersível. Mais: Onde anda a nossa ciência e educação? Onde anda o nosso plano de Estudos Espaciais? A antiga Barreira do Inferno? E os projetos científicos da ENGESA? Foram silenciados por um semi-analfabeto.

Agora voltemos à China: Como andam os projetos científicos? Estão adquirindo tecnologia de ponta em todas as áreas!

Professor, não tente “forçar a barra” encontrando denominadores em comum entre o Brasil e a China: A realidade é que, por diversas razoem, algumas expostas aqui, no momento eles Põem e nos Levamos. Esse é o intimo relacionamento entre a China e o Brasil.

Sim Professor: um país que vive de exportações de commodities é um navio instável, que sofre muito nos mares de flutuações cambiais e econômica.

A quilha e os estabilizadores desse navio são a nossa indústria e o nosso mercado interno.

E ISSO A CHINA não nos permite ter. Massacra a nossa Indústria com a conivência do nosso povo, de industriais e comerciantes corruptos, junto com a naivité e/ou a ineficiência e despreparo de muitas de nossas industriais, agregado a um governo que é muito cauteloso em tomar medidas protecionistas vigorosas.

E seria essa cautela do Governo errada? NÃO!  Quem exporta commodities e não tem uma indústria interna vigorosa e atuante, torna-se vulnerável e têm mesmo que por o “rabo no meio das pernas”. A Dona Dilma esta navegando em águas profundas, num mar encapelado e com o navio - pátria sem estabilizadores economicos.

O seu BNDS, em muitas estâncias é um órgão politizado. E política e economia formam um frágil binário para gerar força motriz econômica - em logos termos. Também em muitas instâncias o seu Banco (Alias o NOSSO Banco) está emprestando muito dinheiro a “negociadores de papeis”, os “criadores de corporações”, entidade que se enriquece com os bens da pátria, gera pouco lucro para o Brasil e cria pouco trabalho para os cidadãos Brasileiros.

E que opção tem voces no BNDS? Poucas. Muito desses oligarcas que pegam empréstimos no BNDS são politicamente fortes e Nepotistas. Alguns são corruptos. Estamos com um problema seríssimo de prestações de contas. No momento temos um Poder Executivo iluminado e atuante. Mas ele opera em equilíbrio instável e sobre alicerces de coligações em ruínas.

Temos um Legislativo enroscado no Executivo que interfere na separação de poderes como dita a constituição e TOLHE a sua operação plena do.

Temos um Poder Judicial que opera precariamente sobre influencia e pressões dos outros dois poderes. É uma “Zorra Total” diria o São Anísio.

Professor Jorge, nós vivemos sob um Estado de Falta de Direito, basicamente sem lei. Nas poucas instancias que a lei opera, não há punição.

A nossa justiça nossa é arcaica, lenta, ineficiente e geralmente corrupta e atuante só para os menos privilegiados. Exemplos estão na mídia, diuturnamente.

Os crimes geralmente são pegos e expostos pela media, por cidadãos. Parece que nossa vigilância, no nível do país, esta abandonada. Só fechamos as portas (geralmente) depois de roubados. Somos uma Nação - Tapa - Buracos. Planejamento eficaz parece ser feito por contraventores, sonegadores e golpistas. Pela turma do mau.

Eu sei que o senhor sabe de todas essas deficiências, Professor. Mas o Senhor é um homem publico, num cargo de confiança e esta envolvido em investir o nosso erário em investimentos que gerem beneficio a nação.

E isso é dificílimo Senhor Jorge. Grande número de figurinhas (e os Figurões) dos homens da Indústria Brasileira, com poucas e honrosas exceções, são escuras, sombrias ou sujas.

No Brasil se contrabandeia, se rouba de hospitais, orfanatos, ONGS, Igrejas, de educação, construções, contratos multinacionais; fazemos triangulações de mercadorias vias paraísos fiscais para não pagar impostos e fazer o “Caixa Dois”. E partidos políticos fazem os seus caixas de mesmo modo.

Quer ver outro exemplo de erário Brasileiro ser defraudado na associação  de Industriais e Políticos? Só revermos os fatos ocorridos na SUDAM e SUDENE? O clássico Binário da “ética” Brasileira de  “Corruptos e Corruptores”.

Outros exemplos estão na política, nepotistas agindo a revelia da lei, impunes, como se fossem Capitães Donatários, Donos de Casa Grande ou Capitães do Mato e Capitães da Selva de Pedra.

Mas como nos tornamos uma Nação de Ignaros, mal educados e analfabetos funcionais? Por conta da falta de ética, de civismo e de educação que vem desde os tempos de descoberta do Brasil.

Também temos um oceano de eleitores famintos, desempregados, deseducados elegem um doador de camisetas, de “Bolsa Família” ou “Cestas Básicas”. Essa é a nossa triste realidade, se apreciada no chão.

Concluindo, ao ler essa, esperaria do Senhor a seguinte reação: “Li o seu texto, Sr. Samuel de Mattos; patriótico e cheio de alegações e acusações. Mas qual seria a sua SUGESTAO?” Simples:

(1)    Rapidez e eficiência no Cumprimento da lei.

(2)    Que há punição igualitária para todos os cidadãos.

(3)    Que não haja protecionismo na lei com Presidentes, Senadores, Legisladores e Políticos. Eles são cidadãos com maior responsabilidade social, e consequentemente a justiça deveria ser igual ou ate mais rigorosa para com eles.

(4)    Educação, educação e educação, Ênfases nas ciências. Vamos correr atrás do tempo perdido. Paremos de nivelar o povo brasileiro pelo denominador mais baixo.

(5)    Que as corporações Brasileiras sejam mais abertas, que as suas subdivisões e “braços” não sejam ocultos e que abertamente mostrem seus movimentos.

(6)    Que o dinheiro do BNDS e erário sejam precisamente explicados como foi usado, – e resultados dos empréstimos sejam cobrados; e que os “mordomos infiéis” sejam punidos.

(7)    Que o Brasil comece a dar uma varredura geral em Bancos, em Corporações, em Entidades Publicas, em suas fronteiras e portos. O Brasil tem um Serviço de Informação, Policia Federal e Corregedoria. Porque sempre sabemos das coisas erradas através da mídia? Onde anda a Inteligência do Brasil? Sendo vendida? Corrompida? Que haja vigilância do Estado e que ela apresente resultados. A mídia somente pode “latir”.  É um mero cão de guarda, Voces tem são os maiores responsáveis pela vigilância. Ajam.

 

Finalmente, professor Jorge, esses são os muitos problemas do Brasil. As igualdades que temos com a China são poucas: é miséria, nepotismo, oligarquias, poluição e tamanho geográfico. O resto é só desigualdade.

 

Mas de todas, professor, a mais doída e a maior diferença entre o Brasil e China, é que nessa nossa relação comercial intima nos estamos “levando” e a China “botando”.

Exibições: 206

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 27 março 2012 às 10:42

Pode ser pior Carlos Eduardo: Estou ESTUPEFATO vendo uma serie por TV-Satélite, que passa aqui a meia noite, chamada O BRADO RETUMBANTE. Eu já orbitei bastante no mundo corporativo. Pensei que lá / aqui era o “fim do mundo”. Quando lutei para que o Brasil pudesse importar legalmente maquinas seminova lá no Planalto, pude observar de longe como era a coisa. Mas o BRADO RETUMBANTE da uma ideia plena do VOMITORIUM nosso. Como voce sabe, a moda esta sendo COBRANCA. A GLOBO não querendo perder IBOPE, “virou macha”,  esta na veia nossa, do nosso Blog, da nossa luta ha mais de tres anos. Mas seja a "zorra" da motivação que for o fato e que a grande mídia TAMBEM esta tomando vergonha na cara. Esta CLAMANDO por vergonha na cara.  Retornando ainda ao "dar e levar" , poderemos andar pior: Podemos LEVAR e pedir mais. Ou pedir para bater... VEJA O "BRADO RETUMBANTE". Conheça o Brasil verdadeiro, e façam alguma coisa - Além de discutir em botequins e se exaltar em alguma fila da vida (rsrsrs) SdM

PS: MANDEI COPIA DO TEXTO AO  Dr. Jorge Arbache.

Comentário de Carlos Eduardo em 27 março 2012 às 10:22

Sam de Matos; o sr. acha que a linguagem aplicada no texto foi ácida? O Sr. foi genial!!! Fico estupefato em imaginar que alguém possa sugerir alguma "semelhança" em qualquer prisma com a China. Como citado, o Brasil (o eterno passivo) apenas diz "SIM SENHOR" a qualquer imposição feita pela China (o oportunista ativo) que burla, compra, distorce e corrompe o nosso falido sistema. Ainda não poderemos entender como poderemos viver (e sobreviver) vendendo Commodities. Certa vez ouvi uma reportagem no qual o interlocutor dizia que a comercialização de toda e qualquer commoditie fornecida pelo Brasil é feita por parlamentares (deputados) que ganham comissão pela "venda". Então aí está a resposta; quem quer perder esta "bocada"!!! Por estas e outras, viveremos até o fim de nossas vidas nesta temática; o Brasil LEVA e a CHINA PÕE. Êita nóis...

Comentário de Romildo de Paula Leite em 25 março 2012 às 23:39

    Muito bem colocadas as suas respostas  e suas sugestões, Sam e Matos.

    Abraços romildo.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço