Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como fazer um vendedor ser ético e profissional.

Uma das perguntas mais frequentes que eu vejo por ai é: "Ricardo, os vendedores da minha empresa são tudo roda presa, sacanas, querem passar a perna no cliente, na empresa, no sistema, em tudo. O que eu devo fazer para profissionalizar essa turma?"

FAÇA O GERENTE DE VENDAS SER PROFISSIONAL E ÉTICO.

Primeiro, defina com MUITA CLAREZA o que é PROFISSIONAL e ÉTICO para a sua empresa. Essas palavras são ultra genéricas, e não dizem nada. Se você não explicar DIREITO para a galera o que significa PROFISSIONAL e ÉTICO, com EXEMPLOS e HISTÓRIAS da própria empresa, a galera pode encontrar uma desculpa para falar que não entendeu.

O mundo é muito maluco. Você ACHA que está sendo ético, mas os vendedores ACHAM que você NÃO ESTÁ sendo ético. E ai? Como fica?

Cabe ao GERENTE DE VENDAS explicar, explicar, explicar o que é profissionalismo e ética para a sua empresa até todo mundo entender. Como se faz isso? Colocando o dedo na ferida, sendo ultra objetivo e assertivo em suas colocações, e se for o caso, trocando a galera.

É fato. Sangue NOVO rejuvenesce a empresa. A cada 12 meses TODO MUNDO deveria trocar 30% do seu quadro de funcionários.

Acabou o campeonato, desmantela o time - seja qual for o resultado que obteve no campeonato - e traga novos reforços para a nova temporada.

SANGUE NOVO coloca pilha nos velhacos que estão acomodados com os resultados de sempre. SANGUE NOVO gera conflito e faz a turma se mexer.

Quer profissionalizar os vendedores?

PROFISSIONALIZA O GERENTE!

Antes de descer a lenha no seu vendedor, e chamá-lo de amador, faça uma reflexão sobre o nível de profissionalismo do gerente de vendas.

Quer ver algumas coisas?

Então lá vai:

1. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em dar feedback para os vendedores?

2. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em contratar o cara certo?

3. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em energizar a galera para ter pique máximo 10 horas por dia 5 dias por semana?

4. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em ampliar as vendas dentro das melhores contas da empresa?

5. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em desenvolver um braço direito para fazer o papel que ele não consegue fazer junto aos vendedores mais pangarés?

6. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL em se relacionar com os DIRETORES da empresa para pedir recursos para a sua equipe?

7. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL quando o assunto é CRM & Automação da Força de Vendas? O cara usa iPad, iPhone, CRM, BI, ERP na sua força máxima e PROVA aos seus comandados que essas ferramentas permitem aos vendedores fazerem mais com menos?

8. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL e ambicioso o suficiente para sonhar grande e fazer a turma perceber o quanto ele quer crescer e ir muito longe?

9. O gerente de vendas da sua empresa é PROFISSIONAL o suficiente para estudar o ciclo de vendas, e criar iniciativas de geração de demanda para encurtar o tempo de fechamento das vendas ao invés de ficar jogando a culpa em preço e concorrência?

10. O gerente de vendas da sua empresa é ÉTICO o suficiente para ser humilde e reconhecer que não faz nada disso, e por isso não pode exigir profissionalismo dos seus vendedores já que ele não passa de um gerente de vendas amador????

Galera, eu posso listar outras trocentas tarefas que um gerente de vendas PROFISSIONAL e de PULSO FIRME deveria fazer. Enquanto não fizer isso, não rola profissionalismo em vendas.

Agora, se você é vendedor, e não tem um gerente de vendas para fazer isso por você, SE VIRA, faz você sozinho!

Fonte: http://www.bizrevolution.com.br/

Exibições: 342

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de julio cesar de souza em 14 junho 2012 às 11:38

TODO "NEGOCIADOR" RECONHECE SUA POSIÇÃO INTERMEDIADORA DE INTERES-

SES E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE OS CLIENTES DE AMBAS AS "PONTAS", CLIEN-

TE REPRESENTADO E CLIENTE INTERESSADO, IDENTIFIQUEM OS PONTOS DE SA-

TISFAÇÃO DE SEUS INTERESSES E REALIZEM O NEGÓCIO. FOCAR UM ÚNICO PON-

TO, COMO POR EXEMPLO O PREÇO, É DEPRECIATIVO TANTO AO PRODUTO COMO,

PRINCIPALMENTE, A "MARCA". O QUE VEMOS SÃO PROFISSIONAIS DE VENDA A PRO-

CURA DE "DOAÇÕES" DE PEDIDOS E NÃO PROSPECTADORES DE NEGÓCIOS. O GEREN-

TE COMERCIAL TEM QUE ESTAR CAPACITADO A DESPERTAR ESSA VISÃO DE CONQUIS-

TA DE MERCADO TANTO NO EMPREGADOR COMO NO COLABORADOR DE VENDAS.

Comentário de Jorge João de Oliveira em 13 junho 2012 às 20:02

Ser profissional e ético, é o mesmo que o pêndulo da balança você vê os dois lados, um bom vendedor sabe que precisa tanto da empresa que representa quanto do cliente que paga sua comissão.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço