Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Como funcionam as roupas orgânicas - by Maria Colenso - tradução: HowStuffWorks Brasil

Na nossa imaginação, roupas orgânicas geralmente não estão tão na moda. Nos fazem lembrar das sandálias Birkenstocks, de túnicas sem formato e texturas rústicas, com ou sem tingimento. Mas nossa imaginação parou na década de 70. As fibras orgânicas e alternativas foram aperfeiçoadas desde então.

Violence free silk scarves are displayed on a shelf at Organic Avenue.

Spencer Platt/Getty Images

Cachecóis feitos de tecido orgânico expostos em uma prateleira da Organic Avenue,

uma loja vegan de Nova York

As roupas orgânicas são feitas de materiais essencialmente naturais e não sintéticos, e parte, pelo menos no Brasil, dessa produção vem de métodos de agricultura orgânica que fazem parte do movimento da agricultura orgânica (em inglês) Esse movimento enfatiza a agricultura e a produção, que trabalham em conjunto com a natureza e ajudam a diminuir a poluição do ar, do solo e da água Os materiais para as roupas orgânicas vêm de plantas que não recebem radiação e que não foram geneticamente modificadas ou tratadas com pesticidas sintéticos ou químicos. Qualquer produto classificado como orgânico, independentemente de ser uma camiseta ou uma maçã, deve seguir os padrões nacionais estipulados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Semelhantes às roupas orgânicas são as roupas sustentáveis. Os trajes sustentáveis enfatizam a reutilização e a reciclagem de materiais e fazem parte do movimento de conscientização ambiental. Tanto as roupas orgânicas quanto as sustentáveis são ecologicamente corretas e amigas do meio ambiente.

Neste artigo, vamos falar sobre os diferentes tecidos usados em roupas orgânicas e sustentáveis, descobrir onde comprá-las e aprender sobre o impacto ambiental de fibras não-orgânicas.

Tecidos orgânicos

Os tecidos orgânicos como o algodão, a lã, a seda e o cânhamo devem cumprir a regulamentação estipulada pela Associação de Comércio de Orgânicos ou por órgão regulador, no que diz respeito à produção, ao tingimento e ao manuseio das fibras. É importante procurar o certificado nas embalagens para ter certeza de que se trata realmente de um produto orgânico. Os tecidos sustentáveis são produzidos fora das diretrizes e das certificações federais.

 

eco-friendly fabrics in Calcutta

Deshakalyan Chowdhury/AFP/Getty Images

Uma visitante indiana analisa a qualidade do algodão na Tantavi-2003, uma exposição de tecidos eco-amigáveis feitos à mão realizada em Calcutá

 

O algodão orgânico é o tipo mais popular de tecido orgânico. De acordo com a Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos, a demanda por roupas feitas de algodão orgânico duplicou entre 2005 e 2006 [fonte: OCA(em inglês)]. O algodão orgânico também é usado em artigos pessoais como produtos sanitários, esfregões e fraldas para bebês, assim como em artigos de mesa, banho e até mesmo em papelaria.

A lã orgânica, a seda e o cânhamotambém são materiais orgânicos populares. O cânhamo é uma fibra natural altamente durável que não requer pesticidas e precisa de pouca água para crescer. Por se tratar de uma fonte renovável, os fazendeiros podem manter plantações de cânhamo ano após ano. As fibras de cânhamo podem ser usadas em vestuário, cosméticos e papéis. Para tornar o cânhamo menos rígido, as fibras geralmente são misturadas com algodão e seda.

As roupas sustentáveis utilizam tecidos feitos de materiais renováveis como o bambu, a soja e o Tencel, fibra proveniente da polpa de madeira. Os materiais de roupas sustentáveis também podem ser produzidos a partir de novas opções sintéticas como o "POP", tecido feito de plástico reciclado de garrafas de refrigerante.

O bambu se tornou uma escolha popular de tecido sustentável para empresas que pretendem realizar a transição para a moda eco-amigável. Ele cresce rápido e pode ser cultivado sem pesticidas ou aditivos químicos. E também é 100% biodegradável. Para se obter as fibras de bambu, sua polpa é retirada até que fique separada em fios finos que podem ser torcidos e tecidos. O bambu produz um ótimo tecido para roupas esportivas devido às suas propriedades naturais anti-bactericidas e absorventes. O tecido de bambu também é famoso por sua textura macia.

Muitas vezes, os tecidos orgânicos e sustentáveis requerem cuidado especial (leia sempre as instruções de lavagem na etiqueta de cada produto). Embora muitos tecidos possam ser lavados à máquina, alguns requerem lavagem a seco ou à mão. Os consumidores conscientes talvez queiram utilizar detergentes livres de fosfato e biodegradáveis e secar as roupas no varal para reduzir o consumo de energia.

 

Lavanderia orgânica

Algumas lavanderias utilizam PERC (percloroetileno), um solvente à base de petróleo conhecido por ser cancerígeno; outras utilizam o DF-2000, um solvente à base de hidrocarbono, prejudicial ao meio ambiente. Se você estiver à procura de um processo de lavagem que cause menos impacto ambiental, experimente ogreen cleaning, a base de CO2 ou opte pela lavagem a seco. Alavagem tradicional, processo à base de água, é livre de PERC, mas não é aconselhada para qualquer tipo de tecido.

 

Como comprar roupas orgânicas

Muito consumidores preferem produtos orgânicos por se preocuparem com o meio ambiente. Ao relizar uma compra, algumas pessoas consideram fatores éticos como os direitos dos animais e condições de trabalho adequadas. No entanto, outras pessoas são simplesmente atraídas pela qualidade dos tecidos orgânicos e sustentáveis. Os consumidores estão se acostumando com a tendência de roupas orgânicas. Em 2003, as vendas de roupas orgânicas femininas cresceu mais de 30%. As vendas de roupas para crianças e fraldas cresceu mais de 20% e a de roupas masculinas até 10% [fonte: OCA(em inglês) e OTA(em inglês)]. 


 

                                                       imagem:infojoia.com.br


Alguns estilistas tentam convencer os consumidores de que roupas orgânicas podem melhorar sua saúde, reduzindo o estresse, hidratando e desintoxicando o corpo. No entanto, nenhum estudo aponta ligação entre tecidos eco-amigáveis e saúde. Os benefícios saudáveis das roupas orgânicas são mais indiretos. Os métodos de produção orgânica resultam em menor emissão de toxinas no ar, na água no solo.

Peças sofisticadas criadas por Bono e sua esposa (EDUN), Eileen Fisher e Stella McCartney oferecem moda orgânica e sustentável. Mas roupas sofisticadas custam caro, independentemente de serem orgânicas ou não. Marcas famosas como a Gap, L.L. Bean, Nike e Levi´s começaram a oferecer produtos orgânicos a preços mais acessíveis. Em 2003, a American Apparel lançou uma linha de roupas de algodão chamada "Edição Sustentável". Até mesmo lojas de departamento como a Wal-Mart estão oferecendo linhas de produto eco-amigáveis.

 


Roupas Vegans
O veganismo é uma dieta e filosofia de vida que evita o consumo de produtos de origem animal. As pessoas se tornam vegans por razões ambientais, éticas, religiosas e de saúde.

Para lojas que vendem produtos alternativos para couro e pele, visite o PETA's Shopping Guide.

A maioria dos vegans não usa couro, pele, penas ou seda. Porém, alguns vegans consideram a seda um material aceitável por ser produzido por um inseto, não por um animal.


Designer organic clothingEstilistas famosos abraçaram a causa das roupas orgânicas. O vestido de Oscar de la Renta (esquerda) é feito de seda, cânhamo e ácido poliláctico (PLA), espécie de poliéster à base de milho. O vestido de Halston (direita) também é feito de ácido poliláctico.


Roupas feitas de algodão orgânico, cânhamo, bambu e garrafas recicladas estão revolucionando o mercado de roupas esportivas. A Gaiam oferece a linha ActiveSoy, feita do fluído de soja de produtos como o óleo de soja, tofu e leite de soja. O líquido gasto é absorvido por fios misturados ao algodão. A Hind faz uma camiseta chamada Stratus, feita com 60% de poliéster e 40% de bambu. A Patagônia tem sido líder no mercado orgânico esportivo desde que começou a utilizar tecidos orgânicos em 1996. A empresa usa algodão 100% orgânico em sua linha de roupas para esportes ao ar livre e fibras feitas de garrafas de plástico recicladas em outros tecidos.

 Quanto mais acessíveis forem os preços de roupas orgânicas e sustentáveis, mais fácil será para que os consumidores comprem os produtos. No entanto, alguns críticos alertam que os preços baixos praticados por algumas empresas só são possíveis porque suas plantações orgânicas(em inglês) industriais não são tão rigorosas em sua prática quanto as plantações menores.

Por que usar roupas orgânicas?

Existem cerca de 12,8 milhões de acres de plantações de algodão convencional nos Estados Unidos com quase 2 kg de algodão produzidos por acre. Vinte e cinco mil quilos de pesticidas foram vaporizados naqueles 12,8 milhões de acres, fazendo com que o algodão fique em terceiro lugar, atrás do milho e da soja, entre os produtos que utilizam pesticida. No mundo inteiro, a utilização de pesticidas em plantações de algodão também é grande, representando 25% da utilização mundial de inseticidas e 10% da de pesticidas. Em comparação, foram plantados 2.600 hectares de algodão orgânico nos Estados Unidos em 2005. A produção de lã também requer altos níveis de inseticidas e antibióticos para proteger os animais de pestes e de doenças [fonte OTA(em inglês)]

Os pesticidas sintéticos e químicos e os fertilizantes são associados a estatísticas preocupantes.

A Agencia de Proteção Ambiental  considera 7 dos 15 principais pesticidas usados em algodão nos Estados Unidos como "possíveis", "prováveis" ou "conhecidas" causas de câncer em seres humanos [fonte: EPA(em inglês)].

Acredita-se que os pesticidas causam uma série de danos à saúde, como dores de cabeça, fadiga, náusea, asma, câncer, distúrbios neurológicos e má formação do feto. A Agência Americana de Substâncias Tóxicas e Registros de Doenças informa que crianças expostas ao methyl parathion, um inseticida, sofrem perda de memória e variações emocionais. A Organização Mundial de Saúde estima que os pesticidas envenenam pelo menos três milhões de pessoas a cada ano, sendo que 200 mil delas, acabam sendo vítimas fatais [fonte: PANNA (em inglês)].


Cannabis sativa plants grown strictly for their fiber.

Miles Willis/Getty Images

Plantas Cannabis sativa são expostas durante o Chelsea Flower Show, em Londres. As plantas têm sido cultivadas para se livrarem da substância psicoativa THC e são cultivadas estritamente para a obtenção de fibras. 

Os métodos da agricultura orgânica ajudam a diminuir nossa exposição à toxinas como os pesticidas e os inseticidas. O cultivo orgânico também utiliza 50% a menos da energia consumida em uma plantação convencional [fonte:Rodale Institute. Porém, as roupas orgânicas e sustentáveis não são totalmente livres de problemas.

O cânhamo, devido a sua associação com a maconha, tem que melhorar sua reputação. Apesar da planta cultivada para a obtenção de fibras ser de um tipo diferente ao da droga, a política do cânhamo fez com que sua plantação se tornasse ilegal nos Estados Unidos. A planta é cultivada sem problemas na Europa, na Rússia, na China e no Canadá.

A alta demanda pelo bambu pode resultar no desflorestamento para a criação de espaço para plantações. A produção e a colheita do bambu são geralmente não-regulamentadas. Materiais sustentáveis feitos de soja e Tencel consomem muita energia em sua produção.

A lavagem de roupas de algodão consome grande quantidade de energia. Tecidos de algodão geralmente precisam ser lavados com mais freqüência que outros tecidos. Um estudo na Cambridge University constatou que 60% das emissões geradas por uma simples camiseta de algodão são resultados de múltiplas lavagens e secagens [fonte: CambridgeUniversity .

 

fonte :http://casa.hsw.uol.com.br/roupas-organicas4.htm

Exibições: 669

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Comentário de luis carlos em 6 fevereiro 2011 às 16:18
bela ,materia  esclareu algumas duvidas que tinha a respeito.

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço