Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

...Muitas qualificações "valorizadoras" costumam confundir o Cliente..

É a pergunta mais frequente nos "chats" de nosso Curso Online de Consultoria e nos presenciais. Os alunos tem experiência, conhecimento –fruto de anos de vivência na sua área de interesse –, motivação e agora tempo para aplicar, de modo gratificante e compensador, o que aprenderam– às vezes a duras penas. Mas como vender tudo isso?

Ora, várias respostas e comentários costumam surgir, sugeridos pelos próprios alunos. Destacamos:

1– Na verdade o cliente não está interessado em "comprar" seus serviços . O que ele quer mesmo é saber "como vender ( mais e melhor) os seus próprios serviços". Daí, o Consultor deve focalizar e oferecer meios e modos de otimizar os recursos do Cliente e isso só se obtêm aumentando as margens –diferença entre receitas e custos– melhorando a sua relação Benefício/Custo .

Assim, acene com a possibilidade dele aumentar receitas e/ou reduzir seus custos e observe se ele não vai ficar imediatamente interessado.

2 – Muito importante é o Consultor saber se apresentar. Mesmo que o Consultor adote seu próprio nome, ou uma marca ou até uma associação a terceiros, apresente-se só como Consultor. É o necessário e suficiente. Muitas qualificações "valorizadoras" costumam confundir o Cliente. Há um risco nas informações, pois suas qualificações, em muitos aspectos retiram o Cliente do foco de sua necessidade específica. Também podem expressar multiplicidade de interesses e, nesse sentido, a de criar concorrência a si mesmo. Com a ressalva, é claro, de que o Cliente nem sempre sabe qual seu "real" problema ou o define incorretamente.

3 – Ainda, alunos e professores, unânimes, recomendaram ( e as pesquisas indicam), nada substitui uma boa indicação. Afinal, alguém procura consultor no catálogo/ relação de consultores? Quem representa os 30.000? A não ser, ele próprio. O que mais vende Consultoria é o próprio serviço bem feito e a lembrança desse êxito é o principal incentivo para alguém recomendar. Assim, o problema é o de como obter-se tal indicação e de como canalizar o testemunho dos outros para a criação da imagem, do posicionamento, do Consultor. E para isso a melhor alternativa é a de uma preocupação constante, um esforço concentrado e permanente na construção e manutenção de um bom "network".

4– Muito importante também é saber onde encontrar os Clientes . As organizações e pessoas sabedoras de sua experiência e competência chegarão a você por indicação, pela confiabilidade consolidada, por conhecimento em determinado setor da vida econômica do país, de seu Estado ou de sua Cidade.

5 –Um ótimo ambiente de captação de Clientes, entretanto, é o próximo a você. Assim, todas as manifestações de busca de clientes, terão mais êxito, partindo de onde o conheçam. A extensão, dentro de uma mesma organização, empresa familiar ou grupo nacional ou internacional, a partir de um êxito já obtido em serviços anteriores ou em curso, ou pela multiplicação de seu valor expandido pelo "boca a boca", atingindo outras empresas que se sensibilizam ao ouvirem falar de seu trabalho.

6- Temos que nos "exibir" – chamar atenção, lembrar que você (ainda) existe. Chegue também aos seus futuros clientes, em congressos empresariais, onde demonstre sua capacidade para determinada área de interesse corporativo, e na pesquisa sobre empresas que lutam para vencer dificuldades de comunicação, marketing, administrativas, financeiras..., o que lhe chega por consulta própria, por meio da imprensa ou em conversa com empresários, executivos, colegas consultores, acadêmicos... naqueles seminários e outros eventos. Não espere sentado no escritório. Nem use açodadamente seu Banco da Dados. Atue. Encontre-os.

Como vemos a troca de experiências, de sucessos e insucessos do Consultor, é um processo em marcha do aprendizado, nas duas mãos. Por não termos a pretensão de esgotarmos o assunto venda de Consultoria, há ainda mais, muito mais, a apresentar, discutir, comentar e sugerir nos chats com alunos e consultores. Mais adiante, voltaremos ao tema.

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/como-vender-sua...

Exibições: 185

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Antonio Carlos Nogueira em 13 março 2013 às 8:10

1– Na verdade o cliente não está interessado em "comprar" seus serviços . O que ele quer mesmo é saber "como vender ( mais e melhor) os seus próprios serviços". ...... Só por esse ENTENDIMENTO, já valeu, aprendi com o tempo que é assim que funciona!

Acredite, sem uma proposta de resultado comercial/financeiro/logístico - Não haverá interesse.

Obs.: Como no papel tudo é aceito, cuidado, pois os compradores de serviços atualmente são capazes de identificar uma "cola" de informações do professor Google.

 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço