Um dos grandes motivos de conflitos e falhas em projetos, no trabalho e na vida em si é a escolha de palavras. Palavras podem carregar um pré-julgamento ou uma distorção dos fatos, da realidade, devido a filtros que fazemos associados a nossas crenças e valores. Nossas crenças e valores associados aos problemas da comunicação oral e escrita leva a figura abaixo que trago do contexto da Gestão de Projetos, mas que se aplica não só a este.
A parte que mais acho interessante na figura é o que está documentado.
Projetos são realizados por pessoas. Estas pessoas tem uma história que forma suas crenças, valores (estes influência de sua criação, de sua educação e de exemplos vividos) e hábitos por fim que na nossa sociedade atual são condicionados, fortemente, pelas molas propulsoras das ações e reações que são o ego e o medo. Isto é traduzido em palavras que expressamos, muitas vezes sem consequência. Abaixo coloco 2 exemplos de palavras que deveriam ser evitadas frente a outras e o possível sentimento que provocam.
Eu quero minha equipe discutindo as questões, chegando a soluções e encarando os novos desafios a frente. E você? Abro a provocação para outros exemplos no formato ao invés de use, você tem um?
http://ely.blog.br/2014/03/30/comunicacao-e-o-poder-das-palavras-ce...
Comentar
Ao invés de funcionário/empregado, use colaborador.
Ao invés de patrão/chefe, use cliente.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI