Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ícone do mundo da moda, estilista Giorgio Armani completa 80 anos

Italiano foi um dos primeiros a pensar a moda masculina como tendência.
Com um estilo único e inconfundível, redefiniu o termo sensualidade.

Hoje, Giorgio Armani é sinônimo de um império no mundo da moda. Mas antes de se tornar um dos maiores estilistas de todos os tempos, o italiano teve de passar por quase todos os cargos possíveis na indústria fashion. Ele foi vitrinista, vendedor e auxiliar de estilo até se consagrar como designer.

Armani foi um dos primeiros estilistas a pensar a moda masculina como tendência e entrou nesse universo com uma questão: qual a funcionalidade das roupas? A primeira coleção com a marca que leva seu nome foi lançada em 1975. Ele desconstruiu o clássico terno e criou versões com novos cortes, tecidos e caimentos. Até hoje, seus ternos são símbolo de elegância, sensualidade e sofisticação.

Um ano depois da primeira coleção, Armani decidiu se aventurar pelo vestuário feminino. O estilista seguiu um movimento que buscava mais liberdade para o guarda-roupa das mulheres. Yves Saint-Laurent já havia criado um smoking para elas que, embora ousado, era pouco utilitário. Foi a vez de Armani trazer essa ousadia para o cotidiano, com ternos femininos com cortes tradicionalmente masculinos em tecidos nobres.

O estilista italiano já havia conquistado reconhecimento da Europa, mas não conseguia entrar no mercado dos Estados Unidos. Foi somente em 1980, após criar o figurino de Richard Gere em ‘Gigolô americano’, que Armani se tornou o queridinho de Hollywood. Dezenas de atores começaram a usar suas criações, como Michelle Pfeiffer, John Travolta e Jodie Foster.

GNews - Desfile Armani (Foto: globonews)Giorgio Armani foi pioneiro ao pensar tendências para a moda msculina (Foto: Reprodução/GloboNews)

Durante 20 anos, Armani criou um império. No fim da década de 90, já tinha duas mil lojas pelo mundo e vendia cerca de US$ 2 bilhões por ano. Seu nome não aparece apenas em etiquetas, mas também em perfumes, relógios, artigos para casa e até restaurantes.

Armani foi também um dos primeiros estilistas a criar marcas com preços mais acessíveis, como a Empório Armani e a Armani Exchange, ao mesmo tempo que que elevou a alta costura com a Armani Privé, especializada em vestidos dignos de tapete vermelho. Todos os anos, dezenas de atrizes de Hollywood desfilam com roupas do estilista em premiações. Na última cerimônia do Oscar, Cate Blanchett subiu ao palco para receber o prêmio de melhor atriz com uma criação do italiano.

Na lista de estilistas que marcaram a história da moda, Giorgi Armani aparece ao lado de grandes nomes, como Coco Chanel e Yves Saint-Laurent. Não foi exagero quando a imprensa italiana cravou o apelido ‘Rei Giorgio’; Armani foi o responsável por colocar Milão no mapa da indústria da moda. Com um estilo único e inconfundível, Armani recriou tanto o guarda-roupa masculino quanto o feminino e redefiniu o significado de sensualidade como poucos no mundo da moda conseguiram.

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/07/icone-do-mundo-da-mo...

Exibições: 164

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço