Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Confiança da indústria caiu nos 29 setores analisados em novembro

O ICEI foi menor em todos os portes de indústria e em todas as regiões do Brasil. Oito setores e a região Sul registraram falta de confiança, no pior resultado desde julho de 2020.

Confiança da indústria caiu nos 29 setores analisados em novembro

Os 29 setores da indústria brasileira analisados registraram queda forte e disseminada da confiança na passagem de outubro para novembro de 2022, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial por setor (ICEI – Resu..., da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os índices de oito setores e da região Sul passaram de um estado de confiança para o de falta de confiança. Foram entrevistadas 2.132 empresas, sendo 846 de pequeno porte, 772 de médio porte e 514 de grande porte, entre 1º e 10 de novembro.

ICEI Setorial - Novembro 2022.pdf (1,3 MB)

O setor Produtos de Madeira, por exemplo, teve o maior recuo. O indicador caiu 14,1 pontos entre outubro e novembro, quando passou de 59,1 pontos para 45 pontos. A queda reflete a avaliação negativa do momento atual e expectativas negativas para os próximos seis meses. A última vez que empresários do setor Produtos de Madeira mostraram falta de confiança foi em julho de 2020. Naquele mês, o ICEI despencou em 16 setores industriais devido às medidas de restrição provocadas pelo Covid-19. O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Valores abaixo de 50 pontos indicam desconfiança.

Além de Madeira, os setores que cruzaram para baixo a linha divisória de 50 pontos na passagem de outubro para novembro deste ano são: Couro e Móveis, que perderam 12,7 pontos cada um; Celulose, papel e produtos de papel viram o índice cair 11,6 pontos; Produtos de material plástico registrou queda de 11 pontos; Máquinas e equipamentos perdeu 8 pontos e Produtos de borracha observou queda de 7,4 pontos de confiança. 

Mesmo com a queda no ICEI, há 21 setores com confiança. Os mais confiantes são Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos com 57,8 pontos, Bebidas com 55,4 pontos, Químicos, com 55 pontos e Obras de infraestrutura, com 54,5 pontos.

Confiança da indústria caiu nos 29 setores analisados em novembro

Confiança cai em todos os portes de empresa

A confiança caiu em indústrias de pequeno, médio e grande porte. O maior recuo foi registrado nas empresas de médio porte, cujo ICEI caiu 10 pontos. Nas pequenas e grandes empresas, as quedas foram de 7,4 pontos e 7,7 pontos, respectivamente. Apesar das quedas, os índices de todos os portes permanecem acima dos 50 pontos.

Empresários da região Sul registram falta de confiança na economia

A confiança do setor industrial recuou em todas as regiões do Brasil. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste as quedas do ICEI foram maiores: 9,9, 8,7 e 7,8 pontos, respectivamente. Nas regiões Norte e Nordeste as quedas também foram expressivas: 6,0 e 6,2 pontos, respectivamente. No entanto, apenas na região Sul, o ICEI ficou abaixo da linha de corte, em 49 pontos.

Confira abaixo o comentário da economista da CNI Larissa Nocko sobre o índice.

Sim, nós somos multimídia!

O Banco de Mídia da Indústria traz sonoras de porta-vozes, imagens em vídeo e fotos, e infográficos sobre os temas das pesquisas e de diversos assuntos de interesse da indústria. O acesso é gratuito, basta fazer uma breve inscrição.

Por: Adriana Nicacio

Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/confian...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço