Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Confiança do empresário da indústria cai para menor patamar em três anos

ESTADÃO-19/07

BRASÍLIA - A confiança do empresário da indústria caiu 2,8 pontos em julho ante junho, atingindo a marca de 53,3 pontos, conforme informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com a queda, a maior desde julho de 2010 na comparação com o mês anterior, o indicador revela que a confiança do executivo industrial atingiu o menor patamar desde abril de 2009, quando os efeitos da crise internacional provocada pela quebra do banco norte-americano Lehman Brothers alcançaram seu auge.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou queda de 4,5 pontos. Empresários de todos os portes - pequeno, médio ou grande - e de todas as regiões do País ficaram menos otimistas em julho.

A região Sudeste segue como a mais pessimista. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) localizado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo passou de 53,5 pontos em junho para 50,9 pontos este mês. Em julho de 2011, estava em 57,1 pontos. Em seguida está o grupo dos empresários do Sul, que atingiu a marca de 51,1 pontos este mês ante 54,8 pontos em junho e 54 pontos em julho do ano passado.

No Norte do País, o Icei passou de 65,9 pontos há um ano para 57,7 pontos no mês passado e 53,2 pontos em julho e, no Centro-Oeste, as reduções nesses períodos foram de 60,8 pontos para 56,4 pontos e agora para 54,3 pontos. O Nordeste segue como a região mais otimista. Mesmo assim, o indicador passou de 60,3 pontos em julho de 2011, para 60,2 pontos no mês passado e agora em 57,7 pontos.

Por porte, a CNI identificou que os executivos das pequenas empresas são os menos otimistas, já que o indicador chegou a 52,6 pontos este mês. O indicador entre os industriais que trabalham em companhias de médio porte ficou em 53,2 pontos em julho e as de grande, em 53,7 pontos.

Mesmo com o recuo, o Icei segue em patamar que revela otimismo, já que sua contagem vai de 0 a 100 e valores acima de 50 pontos indicam condição melhor ou expectativa positiva. Abaixo desse patamar, revela falta de confiança ou pessimismo

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço