Blade 4, da Oakley: short de compressão (em laranja, na foto) é uma das atrações da peça
São Paulo - A tecnologia é o principal atributo de uma nova bermuda lançada pela Oakley, fabricante de produtos de surfe. Batizada de Blade 4, a peça de 399 reais conta com recursos desenvolvidos pela empresa em parceria com a NASA
Em entrevista exclusiva para EXAME.com, o diretor de marketing da marca Roger Ahlgrimm explicou como moda e tecnologia se integram na nova peça.
EXAME.com - Como é a Blade 4?
Roger Ahlgrimm - A Blade 4.0 é a primeira bermuda do mercado com short de compressão. Isso faz com que ela comprima os músculos de quem usa - o que, após o uso, reduz dor e fadiga e acelera a recuperação. Fizemos estudos para saber quais músculos são os mais exigidos e, por isso, precisam ser mais comprimidos.
EXAME.com - Que parte da peça foi pensada em parceria com a NASA?
Roger Ahlgrimm - Trata-se do Hydrofree. O Hydrofree consiste numa técnica de costura por fusão de moléculas. Isso torna a bermuda mais leve e confortável, por não contar com as linhas deixadas pela costura tradicional - que são incômodas para quem usa a peça.
EXAME.com - É a primeira parceria da empresa com a NASA?
Roger Ahlgrimm - Não. Em 1983, desenvolvemos em parceria com a NASA o Plutonite. Usado em óculos de sol, este material reflete os raios ultravioletas e foi pensado para ser mais resistente - para que pudesse ser usado por atletas durante práticas esportivas.
EXAME.com - Que outras tecnologias foram empregadas na criação da Blade 4?
Roger Ahlgrimm - Várias. A bermuda conta com Hydrofuse, um tratamento para que o tecido passe a repelir ións d'água. Isso faz com que a peça demore mais a ficar molhada. Além disso, a malha da Blade 4 é encaixada em forma de jogo da velha - o que permite uma elasticidade de até 120% e reduz a chance de rasgos.
EXAME.com - Em que situação pode valer a pena ter uma bermuda deste tipo?
Roger Ahlgrimm - Às vezes, surfistas chegam a passar quatro horas por dia dentro da água em viagens que podem durar até uma semana. Em condições normais, eles estariam muito cansados já no terceiro dia e tecnologias como o short de compressão evitam isso. Além disso, ter uma bermuda que seca em quatro minutos pode ser interessante para qualquer pessoa que esteja num local de praia, um sítio.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI