Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça os vencedores da edição 2022 do Inova e do GP SENAI de Inovação

Estudantes do SENAI e de escolas e faculdades públicas e privadas apresentaram projetos e negócios inovadores, que solucionam problemas reais das indústrias.

As equipes vencedoras do Inova e do Grand Prix (GP) SENAI de Inovação foram anunciadas nesta quinta-feira (9), em transmissão ao vivo no Youtube. A cerimônia - parte da programação do Mundo SENAI - consagrou jovens talentos que apresentaram soluções inovadoras a um problema real da indústria durante a Semana de Inovação, que ocorreu de 17 a 20 de outubro. 


“A competição faz parte das nossas ações para preparar o jovem para um mundo do trabalho tão disruptivo e cheio de desafios. O SENAI construiu, ao longo de 80 anos, um vínculo de confiança com o setor industrial, de quem somos parceiros na formação de pessoas e na inovação”, afirmou o diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal.

Representantes das empresas que apresentaram os desafios do GP também falaram durante a cerimônia sobre a importância da iniciativa para o setor e a formação de mão de obra qualificada. 

Conheça os vencedores da edição 2022 do Inova e do GP SENAI de Inovação

Grand Prix SENAI de Inovação 

Com recorde de inscrições, o GP teve a participação de 6.095 competidores, divididos em 1.450 equipes. Os estudantes se inscreveram em uma das três categorias, júnior (ensino médio), avançado (técnico, aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento) e sênior (graduação). Eles também escolheram uma das cinco áreas temáticas: Alimentos e Bebidas, Automação, Construção Civil, Indústria 4.0 e Tecnologias da Informação. 

O GP é um mergulho no mundo do empreendedorismo e da inovação, em que os alunos são desafiados por grandes empresas e têm três dias para desenvolver a solução, com um protótipo sujo. As três equipes mais bem colocadas em cada categoria e área temática levam medalhas; sendo que o segundo e terceiro lugar recebem ainda SENAI Coins, que podem ser utilizadas em produtos e cursos SENAI; e os primeiros lugares farão uma viagem técnica em 2023 a um ecossistema de inovação. 

ALIMENTOS E BEBIDAS – Gomes da Costa

Desafio: como contribuir para o combate às mudanças climáticas e a sustentabilidade dos oceanos sendo da indústria da pesca? 

Júnior 

1ª Ecocean, do SENAI Taguatinga e escola pública (DF) 

2º Radioactive, do SENAI Roberto Mange (GO) 

3º #138748#Senai BQ - Açaí, do SENAI Brusque (SC) 

Avançado 

1ª Areias, do SENAI Areias (PE) 

2º Golden Stars, do SENAI Canaã dos Carajás (PA) 

3º Connection Foods, do SENAI São Bento do Sul (SC) 

Sênior 

1ª Labiotech das Mina, da Escola SENAI DR. Celso Charuri (SP) 

2º M.I.N.D. Factory, de universidade/faculdade pública (MS) 

3º Scavazza, de universidade/faculdade privada (SP) 

AUTOMAÇÃO – Rockwell
CONSTRUÇÃO CIVIL – Saint-Gobain
INDÚSTRIA 4.0 – SKA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) – Huawei

Inova 

No Inova, os estudantes desenvolvem produtos e processos inovadores, que são apresentados como uma ideia de negócio - com proposta de investimento inicial, retorno financeiro e tudo mais! Participaram da rodada de negócios durante a Semana de Inovação 60 projetos, que foram pré-selecionados entre 294 equipes inscritas. 

Os projetos se enquadravam em uma das áreas: Agronegócios e química; Alimentos e bebidas; Eletroeletrônica e sistemas eletromecânicos; Gestão, saúde e segurança; Inclusão; Meio ambiente e reaproveitamento de resíduos. Assim como no GP, segundo e terceiro colocados levam SENAI Coins, e o primeiro lugar irá ganhar uma viagem a um ecossistema de inovação, em 2023. 

Para avaliação, os estudantes têm que apresentar um vídeo pitch. Confira os vencedores e os projetos apresentados: 

1º E-con Bike, do SENAI de Florianópolis (SC) 

2º Adapt Sew, do SENAI de Timóteo (MG) 

3º SAPE (Suporte de Afiação e Proteção para Esmeril), do SENAI Barra Mansa (RJ)

Exibições: 46

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço