Representantes das empresas que apresentaram os desafios do GP também falaram durante a cerimônia sobre a importância da iniciativa para o setor e a formação de mão de obra qualificada.
Grand Prix SENAI de Inovação
Com recorde de inscrições, o GP teve a participação de 6.095 competidores, divididos em 1.450 equipes. Os estudantes se inscreveram em uma das três categorias, júnior (ensino médio), avançado (técnico, aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento) e sênior (graduação). Eles também escolheram uma das cinco áreas temáticas: Alimentos e Bebidas, Automação, Construção Civil, Indústria 4.0 e Tecnologias da Informação.
O GP é um mergulho no mundo do empreendedorismo e da inovação, em que os alunos são desafiados por grandes empresas e têm três dias para desenvolver a solução, com um protótipo sujo. As três equipes mais bem colocadas em cada categoria e área temática levam medalhas; sendo que o segundo e terceiro lugar recebem ainda SENAI Coins, que podem ser utilizadas em produtos e cursos SENAI; e os primeiros lugares farão uma viagem técnica em 2023 a um ecossistema de inovação.
Desafio: como contribuir para o combate às mudanças climáticas e a sustentabilidade dos oceanos sendo da indústria da pesca?
Júnior
1ª Ecocean, do SENAI Taguatinga e escola pública (DF)
2º Radioactive, do SENAI Roberto Mange (GO)
3º #138748#Senai BQ - Açaí, do SENAI Brusque (SC)
Avançado
1ª Areias, do SENAI Areias (PE)
2º Golden Stars, do SENAI Canaã dos Carajás (PA)
3º Connection Foods, do SENAI São Bento do Sul (SC)
Sênior
1ª Labiotech das Mina, da Escola SENAI DR. Celso Charuri (SP)
2º M.I.N.D. Factory, de universidade/faculdade pública (MS)
3º Scavazza, de universidade/faculdade privada (SP)
Inova
No Inova, os estudantes desenvolvem produtos e processos inovadores, que são apresentados como uma ideia de negócio - com proposta de investimento inicial, retorno financeiro e tudo mais! Participaram da rodada de negócios durante a Semana de Inovação 60 projetos, que foram pré-selecionados entre 294 equipes inscritas.
Os projetos se enquadravam em uma das áreas: Agronegócios e química; Alimentos e bebidas; Eletroeletrônica e sistemas eletromecânicos; Gestão, saúde e segurança; Inclusão; Meio ambiente e reaproveitamento de resíduos. Assim como no GP, segundo e terceiro colocados levam SENAI Coins, e o primeiro lugar irá ganhar uma viagem a um ecossistema de inovação, em 2023.
Para avaliação, os estudantes têm que apresentar um vídeo pitch. Confira os vencedores e os projetos apresentados:
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI