Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Consumo digital: marketplace é principal meio utilizado no Brasil

Dados apontam que nove em dez consumidores priorizam marcas com experiência de compra mais agradável, praticidade no recebimento do produto e com ações de sustentabilidade.

Outros destaques relacionados ao consumo digital, segundo o estudo, são a preferência do público pela compra em e-commerce com retirada em lojas físicas (58%) e o atendimento automatizado online (46%).

Além disso, o Instituto Locomotiva e PwC afirmam, com base nos dados recolhidos, que nove em 10 consumidores priorizam marcas com experiência de compra mais agradável, praticidade no recebimento do produto e com ações de sustentabilidade.

“O desempenho surpreendente do varejo faz com que as empresas do ramo busquem entender ainda mais o consumidor. A pesquisa em conjunto com a PwC mostra que os brasileiros compram muito em lojas físicas, apesar de preferirem adquirir determinados produtos pela internet. A experiência de compra agradável e uma atenção especial aos aspectos ESG também estão entre as prioridades”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Entre as opções com menos satisfação e menor utilização dos usuários, temos, respectivamente, o atendimento automatizado e os Guide Shops, espaços para experimentar produtos na loja para comprar depois.

Convergência entre físico e online

A experiência em lojas físicas ainda é levada em consideração pelos brasileiros, mas o e-commerce encontra adeptos em categorias específicas. Na visão dos consumidores no país, segundo o estudo, a loja ideal seria nacional, com variedade na vitrine e atendentes humanos. Já os mais jovens preferem ambientes com inovação, tecnologia, música ambiente e atendentes que refletem seu próprio perfil.

Entre os segmentos com destaque para o e-commerce, o Instituto Locomotiva e PwC apontaram destaque no uso em eletrônicos (22% compram somente em lojas físicas e 33% mais pela internet), e cursos diversos (18% em lojas físicas e 10% pela internet).

Por outro lado, a frequência em lojas físicas é maior em supermercados (44% em lojas físicas e 10% pela internet), material de construção (44% em lojas físicas e 9% pela internet), e higiene e beleza (30% em lojas físicas e 23% pela internet).

Por Lucas Kina 

Fonte: E-Commerce Brasil

Exibições: 9

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço