Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Contratos: saiba como assegurar seus direitos

Por InfoMoney

SÃO PAULO - Desde uma simples instalação em seu computador até na compra de um imóvel, os consumidores precisam prestar devida atenção aos termos em que irão aceitar.

Para evitar transtornos e assegurar seus direitos, o blog do Procon-SP divulgou algumas dicas relevantes para consumidores assinarem um contrato. Primeiramente, ele deve sempre exigir uma cópia do contrato assinada e datada, em que as cláusulas precisam ser claras e precisas.

Além disso, tudo que for combinado entre as partes precisa estar registrado por escrito. “Lembrando que, folhetos, cartazes e materiais publicitários também fazem parte do contrato, obrigando o fornecedor a cumprir com a oferta veiculada.”

Informações básicas

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor deve informar, por escrito, o preço do produto (ou serviço) em moeda corrente nacional, todos os juros e acréscimos que serão cobrados e a periodicidade das prestações e o valor total a pagar, com e sem financiamento.

Também é importante ressaltar, que as cláusulas que restringem algum direito do consumidor devem estar expostas em destaque. Por exemplo, a exclusão de garantia de produtos e multas rescisória em contratos de prestação de serviços.

Cláusulas abusivas

Segundo o Código, as cláusulas abusivas são nulas de direito, portanto, sem validade legal. Na maioria dos casos, essas cláusulas colocam o consumidor em desvantagem exagerada, por exemplo, quando o consumidor contrata um curso e no contrato consta cláusula que não dá ao consumidor o direito a receber de volta eventuais valores já quitados antes do início das aulas.

Outro exemplo de cláusula abusiva é a desoneração da responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza ou que permitam que o fornecedor modifique o conteúdo ou qualidade do contrato, após sua celebração.

Contratos de adesão

No caso de um contrato de adesão, as cláusulas já foram aprovadas pela entidade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar o seu conteúdo. Entretanto, as cláusulas que implicam na limitação dos direitos do consumidor deverão ser redigidas com destaque, a fim de facilitar sua compreensão.

Exibições: 113

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço