Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Crédito pessoal e capital intelectual

O Brasil sempre foi observado como o país do futuro, mas promessa costuma perder o encanto quando demora a se concretizar. Isso já provocou algumas considerações e críticas, como por exemplo: O Brasil é o país do futuro e sempre será!

 

Como brasileiros, também somos críticos, fazemos nossos comentários contundentes, mas que ninguém de fora se arrisque a fazer o mesmo perto de nós! Consideramos esse ato uma exclusividade nossa. Ficamos exaltados e saímos em defesa do país e de nosso povo.

 

Temos, inclusive, comerciais demonstrando essa nossa veia verde-amarela.

 

Quando questionados sobre as origens, muitos não se dizem brasileiros, mas resgatam a nacionalidade dos antepassados. Italianos, franceses, alemães, espanhóis, portugueses, eslavos, russos, e assim, não importa há quantas gerações as famílias estão no Brasil, a referência é estrangeira.

 

Recebemos todos de braços abertos e até destacamos “certa superioridade” do estrangeiro. Quem sabe por timidez.

 

Não no futebol, Fórmula Um, voleibol, e algumas áreas onde somos reconhecidamente excepcionais. Para que nos valorizemos não podemos apenas ser bons, precisamos ser muito bons. Um erro.

 

O estrangeiro vem ao Brasil a passeio e não fala a nossa língua. Damos um jeito, “nos viramos nos trinta” e falamos a língua deles. Não contamos ponto!

 

Vamos a um país estrangeiro. Eles sequer se esforçam para nos entender. Damos um jeito e, quando não falamos a língua deles, nos viramos em espanhol ou inglês. Não contamos ponto!

 

Precisamos efetivamente descobrir e exercitar nossos valores.

 

A participação de nossas exportações no comércio mundial tem se mantido na casa de 1%. Já estivemos melhores. Há 50 a participação chegou a 2%. É uma expertise que nossas pequenas empresas ainda não desenvolveram, pois, juntas, não atingem 3% das vendas ao exterior.

 

Se nossas micros e pequenas empresas correspondem a mais 99% dos 5,8 milhões de negócios formais do país e empregam mais de 52% de trabalhadores com carteira assinada, o que corresponde a 13.1 milhões de empregos, o que estamos fazendo com nosso capital intelectual?

 

Ouvia e lia esta semana algumas queixas sobre a imigração para o país e o emprego de estrangeiros. Uma das vozes dizia que somos competentes e não precisamos de profissionais vindos de fora. Eu digo que temos adicionar competência.

Falamos em educação, mas nos ressentimos de pessoas efetivamente preparadas.

 

A evolução do ser humano provoca a evolução das sociedades, inserido nela está a empresarial. Uma sociedade empresarial evolui ou desaparece.

 

Precisamos exportar não apenas produtos naturais, matérias-primas brutas, mas inteligência.

 

Para isso o mercado, escolas e empresas com o compromisso dos trabalhadores, terá que se por em estado colaborativo. O compromisso terá que ser a excelência do que se faz.

 

A terra da oportunidade cobra o compromisso da realização. O homem extrapola a dedicação e desenvolve a consciência.

 

No mercado, não basta estar presente é necessário se fazer presente.

 

Nas nossas empresas, o turn over não pode ser de pessoas, mas de idéias. Criar, desenvolver, reter e aplicar o capital intelectual é fundamental para o sucesso do empreendimento, do mercado, do país e, consequentemente, do nosso povo. Assim poderemos efetivamente exportar mais e aproveitar a oportunidades do mundo globalizado.

 

Nesse processo, é importante observar que talentos, ao trocarem de empregos, não deixam empresas, deixam pessoas.

 

Os fatores que os levam em busca de novos horizontes são oportunidades para desenvolverem seu potencial.

 

O que os retém é crédito pessoal. Poder ver e crer que os gestores de sua organização estão empenhados na construção de um futuro do qual querem participar.

 

Ivan Postigo

Diretor de Gestão Empresarial

Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

Twitter: @ivanpostigo

Skype: Ivan.postigo

 

Autor dos trabalhos

Livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área ...

Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios

Simulador de resultados adotando premissas

Simulador: Cálculo de Prospecção de Clientes  para Metas e  Cotas de Vendas

 

 

Exibições: 65

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço