Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte: |vocesa.abril.com.br|

Escrito por: Ricardo Nakai

CRAQUE ORGANIZACIONAL

Lições Corporativas no mundo dos esportes

O direito de Vencer

Pessoal, depois de uns dias merecidos de férias com a família e longe de tudo, decido assistir no domingo a corrida de Fórmula 1 para dar uma relaxada e torcer por nossos corredores. Quando aconteceu – novamente – aquela presepada danada como o Felipe Massa. Novamente com o Felipe e novamente com um brasileiro.

Muito se falou a respeito do fato, mas gostaria de levantar algumas questões junto com todos. Meu primeiro posicionamento é em relação à decisão do Felipe de acatar o pedido da equipe – que por sinal aconteceu da pior forma possível dando indireta sobre o assunto, tamanha a vergonha – O Felipe é um atleta profissional, que como todo profissional – eu e você – tem que prestar contas para uma instituição que cobra desempenho e resultados.

Você peitaria uma decisão clara da sua empresa correndo o risco de ser demitido para se beneficiar?

É claro que estamos falando de uma decisão lícita – diferente com o que aconteceu com Nelsinho Piquet – na ocasião foi pedido pelo radio que o piloto forjasse um acidente para beneficiar o colega de equipe (novamente Alonso – que por sinal estava envolvido nos 3 últimos escândalos da Fórmula 1 – o de espionagem, o do Nelsinho e agora com Massa… realmente não gosto deste cara!!), e o acidente realmente aconteceu – e, neste caso, Nelsinho deveria sim ter peitado a decisão que poderia ter causado sérias conseqüências e saído da empresa.

Eu defendo a decisão de Felipe e quem nunca a fez que atire a primeira pedra.

Meu segundo posicionamento é sobre o conceito de esporte e sua essência. A Ferrari quebra a regra mais pura da prática desportiva e do Craque que é o merecimento de poder ser o melhor naquele momento. Se existe as condições necessárias para vencer, todos devem exercer este direito!

Meu terceiro posicionamento é sobre a decisão do Comitê Internacional sobre a legalidade ou não de esta ser uma prática comum em benefício da equipe. Acredito que independente da decisão sobre a legalidade do fato – o único motivo que existe uma competição como a Fórmula 1 é porque possuem pessoas que adoram carros de competição – eu e você – e tem um monte de marcas de carro que investem para mostrar as qualidades e atributos de seus modelos.

A Ferrari como outras marcas de carro tem o propósito específico de mostrar ao mundo – inclusive para o Brasil – que seus modelos são os melhores. É uma ação de marketing para valorizar a marca, construir atributos favoráveis e fortalecer suas vendas como conseqüência.

Marketing tem um conceito que eu gosto muito que é o de entender para atender seu público potencial. Além de lutar na comunicação para que as pessoas consigam atribuir os valores que a empresa prega.

O fato é que se eu tivesse uma Ferrari teria vendido no dia seguinte. Em protesto. Tomar decisões como aquela, fere o que eu acredito como valor. E tendo a não consumir produtos que não possuam os valores que acredito. Acredito em Meritocracia, justiça, que o melhor deve ter a oportunidade de vencer. Se a decisão fosse na última prova do Campeonato e a equipe precisasse disto para vencer, ok. Mas no meio da competição é muito injusto.

Espero que a Formula 1 conserve o direito do melhor poder vencer sempre para continuarmos acreditando na essência deste esporte. E que o Felipe continue fazendo o seu melhor sem interrupções da própria equipe

Exibições: 101

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de RICARDO NAKAI em 6 agosto 2010 às 10:32
Prezados,

Gostaria de agradecer pela divulgação do conceito do Craque Organizacional. Certo que todos treinamos fortemente todos os dias para concretizar nossos objetivos e vencer várias competições do dia-a-dia.
Grande abraço a todos.
Ricardo Nakai

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço