Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Crise no Egipto ameaça têxteis portugueses

Fonte:|jornaldenegocios.pt|

Os empresários portugueses do sector têxtil temem que a crise política e social no Egipto venha a provocar dificuldades no abastecimento de algodão.
Depois de uma subida histórica de 120% no preço daquela matéria-prima em apenas um ano, os industriais revelam-se preocupado com a possibilidade de as cotações virem a bater novos recordes. E alertam que a "era da roupa barata" pode estar a terminar.

Quando a praça Tahrir, no centro do Cairo, entra em erupção, há um mercado que estremece: o do algodão. Já é histórica a subida de 120% do preço em apenas um ano, mas os industriais têxteis temem que a crise no Egipto, um dos maiores produtores daquela matéria-prima, coloque em risco o abastecimento do mercado internacional. Os empresários receiam ainda que os preços batam agora novos recordes e que a "era da roupa barata esteja a terminar".

Se a crise no Magrebe até pode trazer um recrudescimento de encomendas para Portugal, que beneficia da proximidade geográfica e de capacidade produtiva instalada, no horizonte dos industriais está já o risco do aumento dos custos de produção. "Se houver uma subida do preço, atingiremos valores absolutamente incomportáveis. Pode determinar escassez de abastecimento", admite o secretário-geral da Associação dos Têxteis de Portugal (ATP), Paulo Vaz.

Exibições: 70

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de António Manuel Miranda em 8 fevereiro 2011 às 11:00

Bem como eu tenho vivido intimamente o mercado têxtil português, discordo, em parte, das preocupações do Paulo.
É claro que o aumento do Co é uma preocupação, e naõ só para Portugal, mas todo o mundo, já que o Co é a principal matéria prima têxtil.
Mas a atual situação de mercado desta matéria prima pode vir a ser positiva. Se os empresários portugueses souberem fazer a leitura adequada, pois são empresários altamente profissionais e competitivos, com excelente produtividade e produtos de alta qualidade e com uma relação custo benefício que não se encontra facilmente.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço