Caso você reunisse sua equipe e perguntasse se alguém teria tempo para pegar um pouco mais de trabalho, certamente não ouviria qualquer manifestação. Quem sabe apenas queixas sobre a falta deste para realizar todas as tarefas. Teoricamente, todos nós estamos sempre muito ocupados.
Com sutileza, mude a pergunta: - Alguém teria tempo para me ajudar?
Agora sim, alguns dirão: Tempo não temos, mas a gente dá um jeito!
O que mudou no processo que despertou a atenção do grupo, fazendo que pessoas se manifestassem e voluntariamente se colocassem à disposição?
Aqui vamos descobrir o poder da palavra. Neste caso a palavra é “ajuda”. As pessoas gostam de ajudar e gostam que lhe peçam.
A palavra “ajuda” ativa a cola que une as pessoas no processo de superação.
Ajuda tem irmandade com voluntariado, colaboração, participação, disposição, motivação, união, reunião, generosidade, doação, por isso é tão poderosa quando solicitada.
Seu poder também nos inibe a mencioná-la, deixando a impressão que estamos demasiadamente fragilizados, por isso resistimos tanto, ainda que em determinadas situações necessitemos desta desesperadamente.
Na vida, não existe projeto de um homem só. Todos demandarão mãos e cabeças especializadas, ainda que um oriente e outro execute.
Um projeto fantástico é uma orquestra, você já se deu conta disso?
Em nenhum momento, por razão nenhuma, alguém emitirá uma nota que possa atrapalhar o brilho do solista, qualquer que seja o seu instrumento.
Ao solista foi delegada a execução da melodia, com determinadas notas, em destaque, aos demais a condução da harmonia, sustentando o brilho do solo.
Uma partitura é um dos melhores exemplos de generosidade que um homem demonstrar. Para o músico, a pausa é o seu momento de silêncio, ainda que os demais toquem.
Assim podemos e devemos desenvolver nossos planos de negócios.
O convite à participação poderá ser acompanhado de um pedido de ajuda se os convidados puderem ver os três pilares de um grande projeto: Visão de futuro, Orgulho e Esperança.
A visão de futuro permite antecipar situações para criar o mundo no qual queremos viver.
O Orgulho nos conduz ao elevado sentimento de dignidade pessoal pela nossa capacidade de realização.
A Esperança nos fortalece a crença na possibilidade de resultados positivos pela visão futuro e nossa capacidade de realização.
Nossas escolas precisam estar alicerçadas nesses três pilares para terem sucesso na educação dos nossos jovens!
Em um processo com esse direcionamento, onde a ajuda foi solicitada, a delegação como conceito de investidura de poder é facilitado, pois o voluntariado deste já vem investido. Como um músico, ávido, que à orquestra se integra, basta lhe entregar a sua partitura.
Nos planos, onde o voluntariado é ativo, dois aspectos precisam ser observados para que não se perca o foco: Liderança e comando.
O grupo será liderado por idéias, mas comandado por ação.
Na raiz do processo, para garantir a unidade, estão os três pilares, que dão ao homem a devida e merecida importância na participação.
Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652
Twitter: @ivanpostigo
Skype: ivan.postigo
Conheça e recomende a série de FREE Vídeos Monografias e TCC – Elaborados Pensando em Você - trabalho desenvolvido pela Professora Rosangela Maria Enéas.
http://projetosetcc.blogspot.com/p/videos.html
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI