Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desaceleração obriga Brasil a rever modelo de crescimento, diz ‘FT’

Jornal britânico diz que governo precisa decidir sobre papel do estado em condução da economia.

10 de julho de 2012 | 9h 09

BBC Brasil

 

Após uma década de robusto crescimento, o Brasil subitamente se vê obrigado a repensar o seu modelo econômico, diz o jornal britânico Financial Times (FT) na sua edição desta terça-feira.

"Que tipo de economia o Brasil quer e qual o tamanho do papel que o estado deve ter?", é a questão colocada aos governantes, segundo o jornal.

Para o FT, a economia brasileira desacelerou e agora "rasteja", com uma expectativa de expansão de apenas 2% neste ano.

O jornal aponta para vários fatores que deixaram o país, "cuja economia parece ter perdido a direção", nesta situação.

"Muito de sua indústria, apesar de uma série infindável de medidas de estímulo, se tornou globalmente pouco competitiva. Até o consumo (interno) está dando sinais de fadiga", diz o jornal.

Apesar do aumento em investimentos, "infraestrutura e educação ficaram para trás e sua fraqueza impediu o país de realizar o seu pleno potencial", diz o jornal.

Os desafios não param por aí. São apontados como entraves para um crescimento mais forte a baixa taxa de poupança e juros ainda altos, que seriam herança do período de inflação galopante dos anos 90. Burocracia governamental e o sistema de impostos também foram apontados pelo jornal.

A empresa Vale reclamou que licenças ambientais necessárias para a exploração de minas podem levar até três anos para ser concedidas.

No entanto, para o FT, a busca de novos modelos - e do papel do estado neles - não é um problema brasileiro, mas de mercados emergentes. "Com os modelos europeu, japonês e norte-americano aparentemente batidos, restam poucos modelos globais para guiar os tomadores de decisão em meio a tempestade", ressalta o correspondente do FT no Brasil Joe Leahy.

"Diminuir o tamanho do estado será difícil. Analistas indicam que uma máquina estatal grande é uma escolha que o brasileiro fez no voto. Mesmo diante do declínio das economias europeias, na média o brasileiro está mais inclinado a optar por modelos baseados no estado, como o chinês, do que o capitalismo de livre mercado norte-americano", analisa o jornal.

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço