Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Desfile Resgata História do Bairro de Fernão Velho - Fábrica Cármem


Ao som da banda fanfarra de Santa Luzia e da Escola Padre Cabral, cerca de duas mil pessoas, entre professores e estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, participaram do desfile em comemoração ao dia sete de setembro, em Fernão Velho. O evento teve como objetivo, também, resgatar a história da comunidade.

Os quase duzentos anos de história do bairro foram relembrados pelos estudantes e professores da Escola Hermínio Cardoso. Segurando maquetes, os alunos apresentaram monumentos históricos como a Igreja São José; a Fábrica Carmem, primeira indústria têxtil de Alagoas; a Casa Grande, pertencente aos donos da fábrica; o Recreio Operário e a Cede Othon, onde aconteciam grandes bailes.

A coordenadora pedagógica da escola, Erli Pereira, fala com orgulho dos fernão velhences ilustres, onde se destacaram parteiras, tercelões, médicos, professores e padres. Ela lembra ainda dos grandes carnavais; da Escola de Samba Zequinha Moura; do Bloco do Boi, que possui quarenta anos de tradição; das brincadeiras de criança e das riquezas naturais localizadas no bairro, como a Mata Atlântica e a Lagoa Mundaú.

Percorrendo as ruas do bairro, os estudantes da Escola Padre Cabral relebraram os quarenta anos da instituição e os alunos da Escola Maria Amélia também resgataram seus 61 anos de história.

Segundo Erli Pereira, no passado, os desfiles eram organizados pelas escolas antigas com o apoio da Fábrica Carmem. Hoje, continua ela, depois de mais de duas décadas, a tradiçao foi retomada com a união das três escolas, da comunidade e com o apoio da Cooperativa de Confeções de Fernão Velho, sob a coordenação geral da presidente da cooperativa Rosicléia Cardos.

Fonte:|http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/09/07/desfile-resgata-his...

Exibições: 225

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Heloiza Lima Luz em 9 setembro 2011 às 18:25

Conheci Fernão velho  em um passeio levando minha sogra para rever a cidade que ela adora e que em sua mocidade veraneava com a família.

Fiquei encantada, e como trabalho com moda me encantou mais ainda ver que a tanto tempo atrás uma empresa representou cultura e desenvolvimento para uma cidade que hoje esquecida guarda em sua história um feito deste porte.

O prédio da fábrica, do antigo club, a casa grande, a bucólica vila de sobradinhos que era na época destinada aos funcionários graduados...é de beleza impar, fiquei de fato impressionada, tirei belas fotos, e lamentei que tanta historia não seja divulgada.

Amante da moda quando li o tópico achei que o desfile era algo do tipo resgate da historia da fábrica, viajei no fashion mesmo, mas fica a ideia. 

Acho que as pessoas da cidade deviam até mesmo investir em turismo, a vista para a lagoa é incrível, o passeio de trem é fantástico, explorar sua historia têxtil representaria além de um impulso financeiro, um grande beneficio para os habitantes da localidade que veriam resgatados o orgulho de viver em um lugar com tanto pra contar.

 

 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço