Iniciativa faz com que pessoas não circulem pela cidade para encontrar produtos e serviços e ajuda empreendedores e profissionais autônomos.
Empreender não é fácil. Quem tem um negócio próprio ou conhece pessoas que sejam empreendedoras sabe o quanto é difícil competir com grandes empresas, superar problemas financeiros e assumir não só o trabalho em si, mas também todas as burocracias, obrigações legais e riscos.
O bom desta história toda é que, muitas vezes, quem começa o seu próprio negócio normalmente é motivado por um trabalho que escolheu e que gosta, o que faz com que as chances de serem bons nesta atividade sejam maiores.
Além disso, negócios menores podem aumentar a proximidade entre quem faz alguma coisa e quem consome – o consumidor têm mais chances de fiscalizar e até dar dicas para o seu produto e serviço.
Em um momento em que todos falam em favorecer negócios locais, é importante ressaltar que estes empreendedores são os que estão mais vulneráveis a crises e turbulências. A padaria de esquina tem muito menos poder de negociação que uma grande rede de supermercados, por exemplo.
Pensando em ajudar os empreendedores do seu bairro e ajudar os vizinhos que procuravam serviços e produtos nas redondezas que a designer Mariana Ramalho criou o aplicativo Chama o Vizinho!.
“Eu costumava me perguntar se aquele produto, ou serviço, que eu procurava, não estava disponível mais perto mim. Estava buscando uma alternativa para evitar pegar trânsito, ônibus lotado, gastar dinheiro… Comecei a pesquisar se o mesmo serviço ou produto não podia ser encontrado no meu bairro”, explica Mariana.
Num momento em que muitas pessoas passaram a trabalhar por conta própria para fugir da crise ou para se dedicar a um objetivo pessoal, muitas pessoas ainda não sabem como divulgar o próprio serviço ou produto. “O Chama o Vizinho! é um projeto para ajudar essa conexão entre moradores de um mesmo bairro e também para valorizar os negócios locais”, conta a designer.
O serviço funciona com a plataforma do Whatsapp. Para ter acesso, os moradores do bairro enviam uma mensagem para o número 11 9.5469.2892 e informam se querem oferecer algo, ou apenas receber informações sobre produtos e serviços da vizinhança. Com este banco de dados o Chama o Vizinho! Faz a conexão entre quem oferece e quem procura algo. O serviço também divulga oportunidades de trabalho para as pessoas do bairro.
“O serviço está disponível para qualquer bairro, cidade ou estado. Todos os lugares podem se conectar e ficar por dentro do que acontece no bairro onde se vive!”, garante Mariana.
O objetivo é que cada vez mais pessoas interajam e, de forma gratuita, recebam informações sobre os negócios locais da sua vizinhança, valorizando este trabalho e poupando tempo e dinheiro.
Para conhecer melhor este trabalho, siga o “Chama o Vizinho!” no Instagram (@chamaovizinho) ou clique no link para entrar no Whatsapp do projeto.
https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/oportunidades/designer-cria-r...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI