Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Diretora do FMI considera que economia mundial está em perigo

Diretora do FMI considera que economia mundial está em perigo

Por InfoMoney

SÃO PAULO - A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou que a economia mundial está em perigo e pediu união dos europeus diante da crise da dívida que tem ameaçado o sistema financeiro global.

"A economia mundial está em uma situação perigosa", disse Lagarde a um jornal francês, em entrevista publicada neste domingo (25).

Na semana passada, ela alertou que a previsão do FMI de 4% de crescimento mundial em 2012 poderia ser revista para baixo, mas não deu um novo número.

A crise da dívida, que entra em 2012 depois de uma cúpula europeia no início do mês acalmou apenas temporariamente os mercados, "é uma crise de confiança na dívida pública e na solidez do sistema financeiro", declarou Lagarde.

Novo tratado europeu

Os líderes europeus planejam um novo tratado para o aprofundar a integração econômica na Zona Euro, mas não é certo que o novo acordo irá conter a crise, que começou em 2009 na Grécia, e agora ameaça França e Alemanha.

"A cúpula de 9 de dezembro não alcançou termos financeiros detalhados o suficiente e foi muito complicada nos princípios fundamentais", afirmou Lagarde.

"Seria bom se os europeus falassem como uma só voz e anunciassem um cronograma simples e detalhado", completou. "Os investidores estão esperando. Grandes princípios não impressionam".

Emergentes

Para Lagarde, países emergentes, que tinham sido os motores da economia mundial antes da crise, também estão sendo afetados, disse Lagarde, citando China, Brasil e Rússia.

"Esses países vão sofrer com a instabilidade", disse ela na entrevista

 

 

 

Brasil supera Reino Unido e fecha 2011 como sexta maior economia do mundo

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço