Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dois Estados Tentam Barrar Projeto Que Muda Regime de Tributação do ICMS

 

Dois Estados tentam barrar projeto que muda regime de tributação do ICMS

Fonte  Ti Gestão Fiscal

Os governadores de Santa Catarina e Espírito estão se articulando para tentar minimizar possíveis perdas caso sejam aprovadas as mudanças no regime de tributação do ICMS, previstas no Projeto 72/2010, que tramita no Senado Federal.
Estima-se que os dois Estados perderiam em torno de R$ 1 bilhão no caso de uma mudança sem transição, o que poderia desequilibrar as finanças dos governos.
A articulação é no sentido de percorrer o Senado Federal para tentar barrar uma possível votação do projeto. Para tanto, os dois governadores contam com o reforço de Goiás, que, dizem, também será prejudicado se o projeto for aprovado.
Os governadores argumentam que sem os incentivos à importação, Santa Catarina e Espírito Santo perderiam as empresas que operam nos estados em razão do benefício, que passariam a importar por São Paulo, principal mercado consumidor.
De autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), o projeto reduz para 4% a alíquota de ICMS e inviabiliza o Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias do ES, o Fundap – mecanismo de incentivo econômico que existe há mais de 40 anos e que, em alguns casos, chega a 12% da receita total de alguns municípios.
Além disso, quase 50% da economia capixaba está vinculada ao comércio exterior.
Na proposta 72/2010, a maior parte do ICMS seria cobrada somente no destino da mercadoria, porque haveria redução do imposto cobrado na transferência a outro Estado.
O governador capixaba, Renato Casagrande, defende a redução gradual do ICMS interestadual, com o corte de um ponto porcentual a cada ano até a alíquota única ficar entre 6% e 7%, contra os 4% propostos pelo senador Jucá.

Exibições: 93

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço