Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dr. Doom vê baixo risco para os "5 frágeis", mas alerta para turbulência no curto prazo

Dr. Doom vê baixo risco para os "5 frágeis", mas alerta para turbulência no curto prazo



 

SÃO PAULO - O professor de economia Nouriel Roubini, conhecido como Dr. Doom, está na contramão do mercado mais uma vez, destacando que o otimismo em relação aos mercados emergentes nos últimos tempos - antes do forte sell-off - é "provavelmente correto" dado os fundamentos robustos no médio prazo em sua maioria, o que inclui urbanização, industrialização e o surgimento de uma classe maior de consumo. 

No entanto, em artigo na última sexta-feira para o Project Syndicate, o economista aponta que os "Cinco Frágeis" - Índia, Indonésia, Brasil, Turquia e África do Sul - estão entre os mais atingidos em meio à turbulência dos mercados emergentes, mas que o risco de uma crise bancária e da dívida soberana permanece baixo.

"Todos têm taxa de câmbio flexíveis, reservas confortáveis e menos disparidades de divisas", avalia Roubini. "Muitos também têm sistemas bancários mais sólidos , enquanto que a relação entre a dívida pública e privada , embora crescente , ainda está baixa, com pouco risco de insolvência", destacou.

O economista, por sua vez, adverte que os próximos dois anos serão atribulados para os emergentes com a implementação de diferentes políticas, mais sólidas. "Os problemas políticos de curto prazo que muitos desses países enfrentam seguem desafiadores. Os riscos externos e as vulnerabilidades macroeconômicas estruturais continuarão a tornar nubladas as perspectivas imediatas", avalia.

A ameaça de um pouco forçado na China e a diminuição do programa de compra de títulos pelo Federal Reserve também são alguns dos pontos destacados pelo economista para a recente turbulência dos mercados emergentes. 

"Esses riscos não vão diminuir tão cedo. Na verdade, o fracasso de muitos governos de países emergentes em apertar a política macroeconômica suficientemente levou a uma nova rodada de desvalorização das moedas, o que leva ao risco de alimentar a inflação e prejudicar a capacidade desses países de financiar os seus déficits", disse ele.

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço