Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Economia global piora neste ano, inclusive para emergentes, diz Mantega

Economia global piora neste ano, inclusive para emergentes, diz Mantega

 A crise na economia mundial vai piorar neste ano, afetando também os países emergentes, o que inclui o Brasil, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele participa nesta terça-feira (13) de uma audiência no Senado para falar de economia brasileira e mundial.

"A má notícia é que a economia mundial vai desacelerar neste ano. Apesar de todas as medidas na Europa, como o socorro à Grécia, vai haver essa piora. Não só nos países desenvolvidos, mas os emergentes também serão afetados", afirmou Mantega. "Mesmo países como China e Índia, que, em geral são pouco afetados pelos problemas internacionais, também irão desacelerar."

Para o ministro, no entanto, o Brasil tem como enfrentar a piora da situação. "O Brasil sai fortalecido de 2011, com condições de enfrentar essa crise de 2012. Mas para isso precisa ação muuito forte do governo, do Congresso, de empresários e de todos os cidadãos brasileiros."

Mantega afirma que o país precisará de investimentos em infraesttuura para poder transportar com mais eficiência suas mercadorias destinadas à exportação. "Nossas exportações são cada vez maiores. Isso significa necessidade de portos, ferrovias, estradas. Temos de reduzir os custos dessa logítica, para nossas empresas serem competitivas no exterior. E temos de reduzir custos de energia também."

O ministro também afirmou que o consumo tem de continuar a ser estimulado. "Outro desafio importante é que o Brasil continue mantendo o mercado consumidor dinâmico."

Ele disse que os imóveis tiveram um papel importante na economia nacional. "O que mais cresceu foi o financiamento habitacional. Significa que a população já esta consumindo alimentos, bens de consumo, carro, geladeira e tv. E agora, esta consumindo a casa própria.

Fonte:|http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/03/13/econ...

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Antonio Silverio Paculdino Ferre em 14 março 2012 às 9:31

Ainda bem que a fala do ministro é pessimista! Sempre acontece o contrário do que ele prega!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço