Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em Arganil Nascem Tapetes "Com um Fator Uau Elevado" - Portugal

Em Arganil nascem tapetes "com um fator uau elevado"

Chamava-se Designers Pad, agora é Piódão Group. E continua a ser o mesmo de sempre: uma empresa do interior capaz de exportar para os quatro cantos do mundo

Das mãos dos artesãos saem tapetes coloridos, dos mais variados tamanhos e feitios. Outros, como eles, já foram colocados na elite do design europeu e são vendidos para os quatro cantos do mundo. E, não, não partem de um grande cidade: nascem todos em Arganil, vila discreta do interior do distrito de Coimbra e casa da Piódão Group.

No interior do País também há projetos vivos, coloridos e em ascensão. Prova disso é a Piódão Group, marca de design de tapetes de luxo que se tem reconvertido e reafirmado ao longo dos últimos 20 anos, num percurso que culminou na distinção da empresa na gala de 2011 dos prestigiados prémios Design Management Europe.

Tudo começou em 1992. Com mais dois sócios, Carlos Ribeiro, um antigo presidente da câmara de Arganil, lançou uma pequena produtora de tapetes (com seis trabalhadores), e chamou-lhe Piódão Artesanato e Design, em homenagem a uma terra que lhe dizia muito (Piódão, talvez a mais famosa aldeia de xisto do País). Porém, a morte atravessou-se-lhe no caminho. E foram a filha e o neto, Pedro Pinto Pacheco, atual CEO (presidente executivo), a traçar o percurso de crescimento da empresa.

Com o passar dos anos, a Piódão foi-se especializando e sobressaindo pelo design. "Produzia para arquitetos de interiores ou decoradores, mas não conseguia fidelizar o cliente final", recorda Pinto Pacheco. Por isso, decidiu criar uma marca própria. O primeiro "ensaio" foi a designação Designers Pad, com que se foi afirmando no mercado nacional e internacional. Mas, recentemente, a marca mudou. Investiu em "marketing e inovação, dotou-se de uma estrutura mais completa" e virou Piódão Group.

Mas, afinal, o que é que a empresa de Arganil faz? Cria tapetes: "É tudo artesanal, feito à mão, com extremo detalhe, precisão e materiais de primeira qualidade (fibras naturais - como algodão)", descreve Pedro Pinto Pacheco. E pode produzir "praticamente qualquer tipo de desenho, com textura, com altura de pelo, com materiais diferentes, sem quantidades mínimas nem restrição de tamanho ou de forma", seja para clientes particulares ou para famosas empresas de design e decoração.

Fonte:|http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2284886

Exibições: 688

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço