Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em Janeiro, EUA Superam China e Lideram Comércio com Brasil

Exportações para norte-americanos cresceram 37% neste ano

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Depois de quase dois anos, o comércio do Brasil com os EUA superou as trocas do país com a China. Em janeiro, os americanos responderam por 14,58% da soma das exportações e importações brasileiras. O país asiático representou 14,14% desse total.

As exportações brasileiras determinaram a mudança no perfil da corrente de comércio no mês.

As vendas do Brasil para os EUA cresceram 37% neste ano, ao passo que as exportações para a China recuaram 2,6%. Carvão e óleos combustíveis foram os principais produtos exportados para os Estados Unidos.

Quando considerado o ano fechado, a China foi o principal parceiro brasileiro em corrente de comércio, com 14,69% do total em 2011, ante 12,08% dos EUA.

Rubens Ricupero, ex-embaixador brasileiro em Washington, afirma que as exportações confirmam a retomada do crescimento da economia norte-americana.

A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Lacerda Prazeres, acrescenta que o comportamento do preço das commodities influenciou o resultado.

"A continuar esse ritmo, há expectativa de que a corrente de comércio em 2012 com os EUA possa até mesmo recuperar sua posição de principal parceiro comercial do Brasil", afirma Prazeres.

Entre os dez principais produtos vendidos para os EUA em janeiro, três são manufaturados (aviões, partes de motores e motores).

Para a China, todos os dez itens mais vendidos são básicos ou semimanufaturados.

O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, afirmou que a visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA em abril será uma oportunidade para discutir a intensificação das relações comerciais com o Brasil.

Exibições: 66

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço