Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

EM PORTUGAL: Indústria têxtil precisa de inovação

Fonte:|correiodominho.pt/noticias|

O ministro da Economia e Inovação, Teixeira dos Santos, considerou hoje que actualmente já 'não há sectores tradicionais' e há que ter em atenção 'que há produtos ultrapassados', que precisam de inovação.

O governante falava no final de uma visita à fábrica de lanifícios Fitcom, na Covilhã, que usou como exemplo de desenvolvimento e investigação de novos tecidos, recorrendo, por exemplo, à nanotecnologia e à mistura de lã com novos componentes.

'Hoje não há sectores tradicionais. Nós precisaremos sempre de tecidos para as nossas roupas, tal como de muitas outras coisas. O que há são produtos ultrapassados', destacou Teixeira dos Santos.

O ministro destacou o papel da Fitcom no desenvolvimento de novas fibras adequadas a novos tipos de utilização (anti-odores, anti-stress ou que reagem à temperatura) para apelar às empresas que desenvolvam uma base tecnológica para os negócios em curso.

'Estas fibras são um elemento de competitividade. São vendáveis no mercado interno e no estrangeiro, pelo que permitem a esta empresa enfrentar as dificuldades da conjuntura e encarar com confiança o que há-de vir', sublinhou.

A Fitcom teve um volume de vendas de 8,8 milhões de euros em 2008, 85 por cento em exportação para a Europa, longe dos quase 11 milhões de 2002, ano em que foi atingido o pico de receitas da empresa, recordou o proprietário, João Carvalho.

'Em 2003 sofremos o primeiro embate com a concorrência asiática', acrescentou. Ainda assim olha com optimismo para o futuro da empresa, que emprega 174 pessoas, 33 das quais com ensino superior, e deposita fé na inovação.

'O que é importante é que nesta área de actividade que desde sempre foram necessárias na história da humanidade haja base tecnológica para que se possa sobreviver num mundo cada vez mais exigente', concluiu.

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço