Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresário envolvido com importação de lixo hospitalar dos EUA presta depoimento à PF

Empresário envolvido com importação de lixo hospitalar dos EUA presta depoimento à PF

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - Dono da empresa pernambucana envolvida com a importação de lixo hospitalar norte-americano, o empresário Altair Teixeira de Moura prestou depoimento à Polícia Federal (PF) em Caruaru (PE), na tarde de hoje (19). Os delegados responsáveis pelo inquérito, Humberto Freire e Marcelo Aires, darão uma entrevista coletiva ainda hoje para falar sobre o caso.

Moura é dono da companhia Na Intimidade, que funciona com o nome fantasia Império do Forro de Bolso. Uma loja e dois galpões da empresa em Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru foram interditados esta semana. Nos locais foram encontradas toneladas de tecido com a identificação de hospitais norte-americanos e manchas que podem ser de sangue.

As autoridades investigam se o material é parte da carga dos seis contêineres que, segundo a Receita Federal, a Império do Forro recebeu desde o início do ano e que passaram pela alfândega brasileira sem ser inspecionada.

O tecido encontrado nos galpões e na loja da companhia é semelhante às mais de 46 toneladas de lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas, pijamas e roupas de bebês encontradas nos dois contêineres que a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreenderam na última sexta-feira (14), no Porto de Suape.

Além de ser proprietário da Império do Forro, Moura aparece, na internet, como responsável e contato de outra empresa importadora de tecidos também instalada em Santa Cruz do Capibaribe, a Forrozão dos Retalhos. De acordo com o cadastro de empresas importadoras disponível no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, a Forrozão importou tecido dos Estados Unidos entre o 2001 e 2009. Já a Império do Forró começou a operar em 2009.

A PF entrou no caso ontem (18), após o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco requisitar a abertura de inquérito para investigar a importação do lixo hospitalar. A procuradora da República Carolina de Gusmão Furtado também abriu uma investigação administrativa para decidir se cabem medidas cíveis ambientais. Já o Ministério Público do Trabalho investiga as denúncias de que, além de não fornecer equipamentos de proteção individual aos seus empregados, a Império do Forro empregava crianças.

Edição: João Carlos Rodrigues

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço