Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresas ignoram diploma universitário e se concentram em habilidades para contratações

Um novo estudo mostra que os empregadores estão acabando com os requisitos de diploma universitário para muitas vagas de emprego.

No Google, um diploma de quatro anos não é necessário para quase nenhuma função na empresa – e um diploma de ciência da computação não é necessário para a maioria dos cargos de engenharia de software ou gerente de produto. “Nosso foco está em habilidades e experiências demonstradas, e isso pode vir por meio de diplomas ou experiência relevante”, disse Tom Dewaele, Vice-Presidente de People Experience do Google.

Da mesma forma, o Bank of America reorientou seus esforços de contratação em uma abordagem baseada em habilidades. “Reconhecemos que talentos em potencial acham que precisam de um diploma para trabalhar para nós, mas esse não é o caso”, disse Christie Gragnani-Woods, Executiva de Aquisição de Talentos Globais do Bank of America. “Dedicamo-nos a recrutar a partir de um conjunto diversificado de talentos para fornecer oportunidades iguais para todos encontrarem carreiras em serviços financeiros, incluindo aqueles que não exigem diploma”.

Google e Bank of America não estão sozinhos, nem de longe. Impulsionadas pela escassez de talentos devido às baixas taxas de desemprego recordes, as empresas de tecnologia, além de outros segmentos, estão abandonando o antigo requisito de pele de carneiro e se concentrando em habilidades relacionadas ao trabalho, experiência e até traços de personalidade.

Em junho, a General Motors se tornou a mais recente empresa a se juntar ao Google, Bank of America, IBM e Tesla, removendo a exigência de diploma universitário de alguns cargos que anteriormente exigiam.

Embora alguns campos ainda exijam qualificações acadêmicas, incluindo as profissões médicas e jurídicas, muitas outras oportunidades estão agora acessíveis a pessoas sem diploma, principalmente em tecnologia, de acordo com uma nova pesquisa da empresa global de serviços de RH e folha de pagamento, Remote.

Contratação baseada em habilidades em ascensão

O estudo da Remote descobriu que a contratação baseada em habilidades aumentou 63% no ano passado, à medida que mais empregadores valorizam a experiência sobre as qualificações acadêmicas. Além de dar aos empregadores uma vantagem competitiva ao abrir o banco de talentos, a mudança está ajudando a remover barreiras de carreira e salário para mais de dois terços dos adultos que não têm diploma de bacharel nos Estados Unidos, concluiu o estudo.

O estudo da Remote não está sozinho. Quarenta e cinco por cento das organizações relatam usar uma estrutura de habilidades para fornecer estrutura em torno do recrutamento e desenvolvimento de suas forças de trabalho de tecnologia; outros 36% estão explorando a ideia, de acordo com a CompTIA, uma associação sem fins lucrativos para o setor de TI e seus trabalhadores.

“Em vez de usar o nível de educação formal de um candidato como o único indicador de como ele se sairá em uma posição, sugerimos remover os requisitos de diploma sempre que possível e adotar uma abordagem mais holística ao recrutamento, que envolve considerar seu potencial, experiências de vida, capacidade de ensino, adaptabilidade e resiliência”, disse Job van der Voort, CEO da Remote.

Ao eliminar requisitos de graduação desnecessários e desatualizados, os empregadores se abrem para um grupo maior de talentos de possíveis contratações com habilidades aprendidas por meio de treinamento no trabalho, campos de treinamento e programas de certificação. “Isso cria maior diversidade e gera uma cultura mais criativa, levando a uma melhor resolução de problemas e geração de ideias, além de facilitar o compartilhamento de habilidades e conhecimento”, disse van der Voort.

Por exemplo, graduados em bootcamps de tecnologia, incluindo bootcamps de codificação, relatam encontrar rapidamente empregos em tempo integral, um rápido retorno de seu investimento educacional, salários mais altos e melhores oportunidades de carreira em STEM. Isso está de acordo com uma pesquisa recente com 3.800 graduados americanos de bootcamps universitários realizada pela empresa americana de plataforma de educação tecnológica 2U e Gallup.

O estudo da CompTIA chamou a atenção da ex-CEO da IBM, Virginia Rometty, por observar que “nuvem, segurança cibernética, operações financeiras e muitos empregos na área da saúde podem começar sem um diploma de quatro anos, e muitos candidatos podem optar por obter mais educação mais tarde”.

Os trabalhadores existentes podem ganhar novas habilidades

Juntamente com novas carreiras, os programas podem ajudar os trabalhadores de tecnologia existentes a adquirir novas habilidades para crescer em suas funções atuais. “Sabemos que a experiência vem de muitas formas diferentes, além de empregos, estágios e educação formal, e queremos ouvir todos”, disse Dewaele, do Google. “Cada inscrição no Google é analisada caso a caso – e cada função tem seus próprios requisitos”.

Por exemplo, se os candidatos estão entrando no mercado de trabalho ou têm décadas de experiência, o Google procura pessoas com mentalidade de crescimento, disse Dewaele.

“Isso é algo que apoiamos com pesquisas”, disse ele. “Uma mentalidade de crescimento é uma característica comum entre nossos melhores líderes, e a capacidade de aprender continuamente, especialmente com os erros, é um dos maiores impulsionadores do aumento de desempenho e melhores resultados”.

O Google também faz perguntas hipotéticas e comportamentais a potenciais contratados durante o processo de entrevista para ajudar a entender como eles podem resolver problemas complexos, antecipar problemas ou explicar suas habilidades de colaboração. “Nossa abordagem de contratação mudou bastante nos últimos 20 anos”, disse Dewaele.

Com as taxas de desemprego no setor de tecnologia com cerca de metade (1,8%) da média nacional, o setor está lutando para preencher vagas – mesmo que algumas empresas tenham anunciado congelamento de contratações ou demissões.

Este mês, a taxa geral de desemprego caiu para 3,5% nos EUA, perto do que é considerado pleno emprego e uma baixa de meio século. A taxa de desemprego para ocupações de tecnologia caiu para 1,8% em junho, um declínio notável em relação aos 2,1% em maio, segundo a CompTIA.

Os anúncios de emprego de empregadores para novas contratações de tecnologia totalizaram 505.663 em junho de 2022, um aumento de 62% em relação a junho de 2021.

A indústria de tecnologia também foi particularmente atingida pela pandemia e pela Grande Demissão, deixando as organizações com mais de 1 milhão de vagas de emprego.

Lupe Colangelo, Gerente de Parcerias do site de treinamento on-line General Assembly, disse que viu menos descrições de cargos de tecnologia pedindo um diploma. Sua equipe frequentemente consulta os empregadores e os aconselha a remover o requisito.

“Anedoticamente, eu diria que na maioria das vezes eles não estão realmente procurando por aquele diploma universitário. Se eles estão procurando talentos juniores, estão contratando em um nível baseado em habilidades, o que o torna realmente acessível a um conjunto de talentos mais diversificado”, disse Colangelo. “Sempre haverá demanda por [um diploma de Ciência da Computação], mas acho que confiar mais nas habilidades permite que você, como empregador, invista e expanda seu pool para mais talentos não tradicionais”.

Práticas de contratação em fluxo

Em abril, o site de empregos Indeed publicou os resultados de uma pesquisa com 502 empregadores nos EUA sobre como a pandemia moldou o recrutamento atual e os planos futuros. Os resultados: a maioria das empresas pesquisadas está adotando um modelo mais flexível de recrutamento de candidatos.

“Já se foram os dias de credenciais desnecessárias e requisitos de trabalho aspiracionais”, disse o Indeed no relatório. “Em vez disso, encontramos empregadores pensando criativamente para considerar diferentes tipos de candidatos do que no passado – uma mudança que pode beneficiar a todos”.

Entre as ocupações de qualificação média, as vagas que exigem diploma universitário são, em sua maioria, semelhantes às vagas para as quais não é necessário diploma, de acordo com um estudo recente do projeto sobre gerenciamento do futuro do trabalho, da Harvard Business School (HBS), e do Burning Glass Institute.

“Os empregos não exigem diplomas universitários de quatro anos. Os empregadores sim”, disse o estudo.

Ao considerar o talento, o Bank of America procura funcionários que demonstrem “iniciativa, compromisso com o aprendizado contínuo e capacidade de se adaptar às mudanças nas demandas e requisitos”, disse Gragnani-Woods, que se refere aos funcionários como “colegas de equipe”.

“Para algumas funções, é importante que a pessoa prospere ao se envolver com os clientes”, disse ela. “Ter a capacidade de aplicar fortes habilidades de pensamento crítico para atender às necessidades do cliente é outra qualidade importante. Estamos sempre à procura de colegas de equipe que demonstrem paixão, comprometimento e motivação para oferecer uma experiência que melhore a vida financeira de nossos clientes”.

Salários muitas vezes não são afetados por diplomas

A pesquisa da Remote também descobriu que a diferença salarial entre os salários oferecidos a pessoas com e sem diploma diminuiu em muitos setores. Em alguns casos, aqueles sem diploma podem realmente ganhar mais do que aqueles com diploma de bacharel trabalhando na carreira, de acordo com o estudo.

A Remote analisou as vagas de emprego no Indeed, Glassdoor e Payscale – três dos sites de anúncios de emprego mais populares – para encontrar o nível de educação necessário para diferentes tipos de empregos e salários no Reino Unido. A pesquisa mostra que a diferença salarial entre pessoas com e sem diploma é muitas vezes marginal.

“No passado, as qualificações de um candidato tinham uma influência significativa no salário que poderia ser oferecido por um empregador”, relatou o estudo da Remote. “Em alguns casos, os salários podem até ser automaticamente limitados a um certo nível se os funcionários não tiverem um diploma – independentemente de sua experiência, conjunto de habilidades, referências ou desejo de aprender no trabalho”.

Treinamento interno ganha popularidade

Em 2018, o Bank of America lançou seu programa Pathways para corrigir equívocos sobre os requisitos de diploma universitário e aumentar o alcance de “talentos valiosos” nas comunidades locais, de acordo com Gragnani-Woods.

“Iniciamos o programa Pathways (…) com a meta de contratar 10.000 indivíduos de bairros de baixa e média renda (LMI) até 2023. O Bank of America superou essa meta dois anos antes do previsto”, disse ela. “Graças ao sucesso, nos comprometemos em setembro de 2021 a contratar mais 10.000 [funcionários] dos bairros LMI até 2025 por meio de parcerias expandidas com faculdades comunitárias e organizações locais”.

O banco também planeja expandir o programa Pathways em toda a empresa e busca parcerias com faculdades comunitárias e organizações locais como Year Up, UnidosUS e National Urban League.

Uma vez contratados por meio do programa Pathways, os funcionários são treinados por meio de outra iniciativa interna chamada “The Academy” – a organização interna de integração e desenvolvimento profissional do banco destinada a requalificar e aprimorar os trabalhadores. “Nossa abordagem baseada em habilidades ajuda a garantir que estamos preparados para enfrentar tempos desafiadores e atender nossos clientes à medida que requalificamos e aprimoramos a força de trabalho para navegar em momentos críticos de mudança”, disse Gragnani-Woods.

O Google considera uma gama de educação além da universidade formal para possíveis contratações, incluindo certificados, como certificados de carreira do Google para determinadas funções.

Disponível no Coursera.org, o programa de treinamento on-line Career Certificates do Google oferece instruções gratuitas para habilidades em áreas de alto crescimento, como análise de dados, marketing digital e comércio eletrônico, suporte de TI, gerenciamento de projetos e design de experiência do usuário.

“Continuamos a adicionar os Certificados de Carreira do Google como qualificação para cargos no Google, inclusive para cargos como Engenheiro de Suporte de TI”, disse Dewaele. “Isso significará acesso a centenas de empregos a cada ano para pessoas que podem não ter diploma, mas têm experiência e habilidades relevantes”.

Lucas Mearian, CW

https://itforum.com.br/noticias/empresas-abandonam-requisitos-de-di...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço