Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Empresas têm maior produtividade |diariodonordeste.globo.com|

Coordenado pelo IEL/CE e o Sebrae, programa incrementa a produção anual das empresas jaguaribanas

Crateús. Aumento na produção e na comercialização de confecções e acessórios. Esses são alguns resultados alcançados pelas 20 empresas da Região do Baixo Jaguaribe que durante dois anos participaram do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). A iniciativa foi coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL/CE), órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com as prefeituras de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte e o Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhora do Estado do Ceará (Sindconfecções).

A produtividade conjunta das 20 empresas registrou aumento de 108%, passando de 1.402.115 peças, em 2006, para 2.925.440 peças ao final do projeto. O número da produção comercializada teve elevação de 97%, alcançando 2.753.150 peças. Já o número de postos de trabalhos nas empresas participantes cresceu 36%. O projeto foi realizado entre os anos de 2007 e 2009 e envolveu empresas de Limoeiro do Norte (10), Tabuleiro do Norte (6), Russas (2) e Alto Santo (2), sendo 60% delas do segmento de moda íntima.

Segundo o coordenador do projeto pelo IEL/CE, Jorge Omar, ao longo da execução do Procompi/APL de Confecções e Acessórios, foram realizadas 1.917 horas de consultorias sobre assuntos como design de identidade corporativa (criação de manual, marcas e folders promocionais); design fashion (criação de produtos para o 2ª Fest Noiva Ceará); cronometragem, cronoanálise, planejamento e controle da produção (PCP); custos industriais e também sistema gerencial informatizado.

Também foram promovidos cursos em áreas diversas, como gestão empreendedora, gestão de custos, metodologia de análise e solução de problemas (Masp), totalizando 170 horas. O Procompi desenvolveu ainda um sistema gerencial informatizado para as empresas, envolvendo rotinas de controle gerencial nas áreas de produção, vendas e financeira.

De caráter nacional, o Procompi é resultado de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae no País.

O objetivo da iniciativa é elevar a competitividade das indústrias classificadas de menor porte, mediante estímulo à cooperação e organização do setor, bem como a melhoria da qualidade, aumento da produtividade, inserção do design, absorção de tecnologias e respeito ao meio ambiente.

Mais informações:
Coordenação pelo IEL/CE
Jorge Omar
(85) 3421.6503
(85) 3421.5435
Fiec, (85) 3421.5435

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço