Lula disse na segunda-feira: “A gente só pensa em cargo, só pensa em emprego, só pensa em ser eleito”.
A Folha de S. Paulo perguntou então às duas alas do PT – dilmistas e lulistas – o que ele pretendia com isso.
Os dilmistas afirmaram que Lula “ensaia um descolamento de sua criatura para tentar sobreviver politicamente até 2018. Ele estaria passando a mensagem de que a responsabilidade pela atual crise política e econômica, que derrubou a popularidade da petista, é somente da presidente”. Segundo o jornal, “Dilma ficou muito contrariada com as ‘observações ácidas’ de Lula”.
Já os “aliados de Lula atribuem as críticas e reclamações do ex-presidente dirigidas a Dilma Rousseff como sinal de ‘indignação’ com a tentativa do governo de se descolar das acusações de corrupção que resvalam no ex-presidente na Operação Lava Jato. Para os lulistas, o Planalto tenta restringir a responsabilidade pelos desvios ao governo anterior para evitar a contaminação. Interlocutores dizem que o ex-presidente está ‘órfão’ e que sua sucessora não protege quem a colocou lá”.
Nunca pensei que fosse dizer isso, mas é claro que os lulistas têm razão: como reafirmei aqui no sábado, Lula está desesperado com o risco de ser preso e exige que Dilma Rousseff boicote a Operação Lava Jato.
Enquanto isso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que parece ter começado sua campanha para 2018, trata de colar Lula e Dilma como duas faces do mesmo projeto de poder.
Ele postou no Facebook:
“O Brasil passa, hoje, por uma das maiores crises econômicas de sua história, com a previsão de crescimento negativo em torno de 2% do PIB, um desemprego que pode, ao final do ano, alcançar os 10%, juros na estratosfera e uma inflação que se aproxima a 9%. O PT está passando por um momento extremamente grave, mas toda a obra não é de autoria exclusiva da presidente Dilma. Essa é uma obra de autoria conjunta do ex-presidente Lula e da presidente Dilma – não há como descolar uma coisa da outra. O governo é o PT, o governo é Dilma, o governo é Lula.”
E tem de cair juntinho e misturado.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI