Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Escocês que trabalhava em Tecelagem quer tirar de Miller paternidade do futebol no Brasil


 

Há mais de uma teoria para o início do futebol no Brasil, embora tenha sido consagrado que Charles Miller introduziu o esporte e suas regras no país. E a Escócia, adversária da seleção amanhã, entrou na disputa por essa honraria da bola.

Uma pesquisa diz que há 117 anos um operário escocês de nome Thomas Donohue foi quem deu o pontapé inicial para o futebol brasileiro, que tornou-se o mais vencedor na história das Copas.

Segundo a pesquisa de Richard McBrearty, curador do Museu do Futebol Escocês, Donohue, oriundo do sul de Glasgow, chegou a Bangu, no Rio, e, como bom jogador, tratou de montar um time.

Em 1893, ele trabalhava numa fábrica e lá conseguiu os companheiros para aquela que seria a primeira partida. Recebeu bola e chuteiras do Reino Unido e improvisou um campo ao lado da fábrica.

Em abril de 1894, um ano antes de Miller fazer a sua primeira partida em São Paulo, organizou jogo com dez atletas, cinco de cada lado.

"A sociedade brasileira era dividida racialmente, e Charles Miller não frequentava diferentes classes sociais como Donohue. Nós podemos provar agora que Tom levou o futebol ao Brasil em abril de 1894", afirmou McBrearty.

A teoria é contestada por John Mills, autor da biografia ''Charles Miller, o Pai do Futebol Brasileiro". Segundo ele, esse ato de Donohue não passou de um bate-bola.

"Havia bate-bola em Itu numa escola, jogavam contra a parede, todos batiam bola de alguma forma. O primeiro jogo regulamentado, o futebol como é conhecido hoje, veio com Miller. Nunca se falou desse jogo em Bangu. Era um time de fábrica."

Para Mills, no máximo essa "descoberta" escocesa apontaria para os primórdios de outras modalidades.

"Seriam cinco de cada lado. Isso já mata a teoria. Seria futebol de salão ou como a gente joga na praia", afirmou o biógrafo de Miller, que lembra que o Campeonato Carioca começou apenas em 1906.

O primeiro campeonato do país foi o Paulista, em 1902, evento que contou com Charles Miller como jogador.

Donohue nasceu em 1863 e seguiu a carreira do pai. Em 1892, com a indústria de tecelagem efervescente, foi mandado para o Brasil para trabalhar numa pequena fábrica. No local, viviam muitos ex-escravos africanos.

"Donohue deve ser reconhecido como o homem que levou o jogo ao Brasil e aos pobres", falou McBrearty.

 

 

FONTE:  FOLHA 

Exibições: 842

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Luiz Gustavo Moreira em 29 março 2011 às 7:57

Esta é mais uma história de muitas histórias de invenções de brasileiros que ão se dá o devido valor ou a devida divulgação e deixam os outros se apropriarem tal com a do avião por Santos Dumont.

 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço