Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

“Esse personagem representa milhares de trabalhadores das indústrias têxteis.

Fonte:|alepe.pe.gov.br|

História - Artigo enaltece Torres Galvão

Artigo enaltece Torres GalvãoPublicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 18/08/2009.

A trajetória do primeiro operário pernambucano que conseguiu se reeleger na Alepe, ressaltada no artigo Torres Galvão – O libertador de Paulista, fará parte dos Anais da Casa Joaquim Nabuco, por solicitação do deputado Sérgio Leite (PT). Publicado no último sábado (15), no Diario de Pernambuco, o texto é de autoria do desembargador aposentado Antônio Camarotti Filho e resgata a história política de Antônio Torres Galvão, que se destacou como líder operário e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Paulista e Igarassu.

“Esse personagem representa milhares de trabalhadores das indústrias têxteis. Torres Galvão foi responsável por liberar 50 hectares nas terras da Companhia de Tecidos Paulista, área que se transformou na primeira ocupação residencial, posteriormente denominada Vila Torres Galvão. Por esse motivo, recebeu o Título de Libertador do Paulista”, comentou Sérgio Leite.

Torres Galvão exerceu mandato no Legislativo do Estado, de 1947 a 1955, onde ocupou o cargo de presidente do Poder. Também governou Pernambuco por alguns meses, em 1952, após a morte do então governador Agamenon Magalhães. Com a eleição de Etelvino Lins de Albuquerque, deixou o cargo, ainda no mesmo ano em que assumiu, e se tornou o primeiro e único operário a comandar o Estado.

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço